Ufal determina atividades fora de sede na véspera de feriado em Maceió

Medida visa evitar transtornos com transporte intermunicipal na segunda-feira (15) e otimizar o uso de energia no campus

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou a Instrução Normativa Conjunta Nº 01-Progep/Prograd/GR/Ufal, que estabelece que as atividades administrativas e acadêmicas da próxima segunda-feira (15) deverão ser realizadas, preferencialmente, fora de sede. O dia antecede o feriado da Emancipação Política de Alagoas, celebrado em 16 de setembro.

A decisão, assinada pelo reitor Josealdo Tonholo, e pelos pró-reitores Wellington da Silva Pereira (Prgep) e Eliane Barbosa da Silva (Prograd), levou em consideração o decreto estadual que dispõe sobre os feriados nacionais e estaduais para o exercício de 2025, que pode levar à suspensão ou redução dos transportes escolares intermunicipais, dificultando o deslocamento dos estudantes.

Além disso, a IN reforça o decreto federal que estabelece a adoção de medidas permanentes para a redução do consumo de energia elétrica na Administração Pública Federal e a autonomia universitária assegurada pela Constituição Federal do Brasil.

A normativa estabelece que os servidores cujas atividades forem executadas remotamente e que não puderem registrar o ponto diariamente, devem preencher um boletim semanal comprovando a assiduidade e a efetiva prestação do serviço, que será supervisionado pelas chefias imediatas. As atividades acadêmicas serão adaptadas para o formato não presencial para garantir a continuidade do calendário acadêmico.

O documento ressalta, ainda, que as chefias imediatas e/ou direções deverão manter os serviços considerados essenciais que não possam ser executados de forma remota.