Ufal promove evento sobre desafios e oportunidades da IA na educação
Evento reunirá docentes para debater experiências práticas e contribuir com a construção da política institucional de IA
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A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove nesta quinta-feira (2), das 8h30 às 12h, no auditório da Reitoria, em Maceió, o evento ‘Desafios para adoção da Inteligência Artificial na Ufal’. A iniciativa tem como objetivo apresentar experiências de uso dessa tecnologia na educação, além de incentivar o engajamento docente e do servidor técnico-administrativo para a construção coletiva da política institucional de IA da Universidade. O evento é organizado pela Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).
A atividade é exclusivamente presencial, com direito a certificado de participação. Os docentes e técnicos interessados devem se inscrever por meio do formulário eletrônico.
A programação inclui uma mesa-redonda com quatro professores que vão compartilhar diferentes perspectivas sobre o uso da IA nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.Participam o professor Gonzalo Enrique Abio Vírsida, do Centro de Educação (Cedu), que abordará os desafios pedagógicos e oportunidades de integração da IA; o professor Willamys Cristiano Soares Silva, do curso de Física do Campus Arapiraca e coordenador pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), trazendo reflexões sobre tecnologias de fronteira e formação docente; o professor Rodrigo de Barros Paes, do Instituto de Computação (IC) e coordenador do Centro de Inovação Edge, que discutirá os desafios práticos de implementação de tecnologias avançadas; e o professor Ig Ibert Bittencourt, também do IC e titular da Cátedra Unesco de Inteligência Artificial Desplugada na Educação, que destaca como a IA pode ser aplicada de forma ética e inclusiva para reduzir desigualdades na educação.
Segundo os organizadores, o evento não trará respostas a todas as questões em aberto, mas ressaltam que é preciso iniciar este diálogo e refletir sobre, por exemplo: como os alunos podem usar IA para fazer trabalhos, TCC, dissertações e teses? Como usar IA em sala de aula? Como a IA pode aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem? Como a IA pode ajudar o professor a adaptar o ensino para cada aluno? Como a IA pode auxiliar em um ensino mais inclusivo? Além das apresentações, o evento contará com um formulário para coleta de sugestões dos participantes e que poderão compor a política institucional de IA da Universidade. As propostas enviadas ao longo do encontro participarão de sorteio de brindes. O sorteado deverá apresentar sua sugestão aos demais presentes.
Segundo o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, a proposta é incentivar a participação ativa da comunidade acadêmica nesse processo. “É importante que a comunidade contribua com requisitos, ideias, práticas e reflexões. As sugestões coletadas serão encaminhadas ao Comitê de Governança Digital e Segurança da Informação (CGDSI) e servirão como ponto de partida para a elaboração da Política Institucional de Inteligência Artificial da Ufal”, destacou.
A professora Viviane Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Progep/Ufal, também ressalta a importância da iniciativa. “A Inteligência Artificial já é uma realidade presente em diversas áreas, e seu impacto na educação superior precisa ser encarado como uma evolução natural e contínua. Como comunidade acadêmica, precisamos nos aprofundar nesse diálogo de forma crítica e propositiva. Nosso objetivo com este evento é exatamente este: abrir um canal de diálogo franco com os professores, explorando como a IA pode enriquecer o ensino, potencializar a pesquisa e ampliar o alcance da extensão, sempre com ética e foco na qualidade da formação dos nossos estudantes", afirmou.
Segundo ela, esse evento é fruto de uma parceria fundamental entre o NTI e a Gerência de Capacitação, união estratégica que combina a experiência técnica do NTI com a missão de capacitar e desenvolver os servidores da Universidade.