Ufal se destaca em evento com soluções inovadoras em tecnologia
Trabalhos de Arapiraca e do Campus A.C. Simões reforçam protagonismo no maior evento de TI das universidades
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal teve participação de destaque na 17ª edição do Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES), realizado em agosto passado, em Santarém, no Pará. O encontro reuniu centenas de profissionais de todo o país para debater tendências e soluções em tecnologia da informação no contexto das universidades federais.
O diretor-geral do NTI, Reinaldo Cabral, apresentou três trabalhos desenvolvidos pela equipe de TI do Campus Arapiraca: “Armazenamento em Nuvem: Em Busca da Independência”; “Um estudo de caso sobre a implantação do GLPI como ferramenta auxiliar na gestão do parque de computadores da Ufal Arapiraca”; e “Videomonitoramento com poucos recursos: um estudo de caso com Software Livre no Campus Ceca/Ufal”. “Esses trabalhos mostram o esforço da nossa equipe em buscar soluções sustentáveis, seguras e de baixo custo para os desafios cotidianos da TI em instituições públicas. É gratificante perceber que outras universidades têm interesse em conhecer essas iniciativas”, destacou Reinaldo Cabral.
Além das pesquisas de Arapiraca, a equipe do NTI do Campus A.C. Simões, em Maceió, também teve destaque no evento. O servidor Lucas Lisboa, líder técnico do projeto Capta, apresentou o artigo “Capta Ufal: solução para controle de captação de recursos próprios em uma universidade federal”, que despertou o interesse de diversas instituições pela aplicabilidade em cenários orçamentários desafiadores. “O Capta nasceu da necessidade de dar mais agilidade e transparência à gestão de receitas. Ver o interesse de outras Ifes na ferramenta confirma que estamos no caminho certo”, afirmou Lucas Lisboa.
Já o Chatbot Mundaú, desenvolvido para otimizar atendimentos virtuais por meio de inteligência artificial, não foi submetido em forma de artigo, mas esteve em pauta nas conversas com gestores de outras Ifes. O interesse foi tão expressivo que resultou em uma apresentação exclusiva da solução, voltada a compartilhar seu funcionamento e benefícios. “O Chatbot Mundaú mostra como a inteligência artificial pode facilitar o atendimento e liberar equipes para tarefas mais estratégicas. É uma solução que pode ser replicada em outras universidades”, completou Lisboa.
Para o coordenador de relacionamento institucional do NTI, Jairo Menezes Jr, a participação da instituição no WTICIFES reforça o compromisso com a inovação e a cooperação interinstitucional. “O evento é uma oportunidade única de troca de experiências. A Ufal se apresentou como referência em soluções práticas e inovadoras, que podem inspirar outras instituições federais em todo o país. Com essas contribuições, a Ufal reafirma seu protagonismo no cenário nacional de tecnologia aplicada à educação, consolidando-se como uma Universidade que alia inovação, eficiência e colaboração em prol do fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior", destacou ele.