Ufal recebe 27 novos servidores para Maceió, Rio Largo e Campus do Sertão
Docentes e técnicos tomaram posse em cerimônia realizada na segunda (26)
- Atualizado em
A emoção tomou conta do auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta segunda-feira (26), com uma das solenidades mais importantes da instituição: a assinatura do termo de posse dos novos servidores. Agora, mais 27 funcionários integram a equipe da instituição, sendo 21 docentes e seis técnicos em assuntos educacionais e administrativos.
Os recém-chegados vão integrar as equipes do Campus A.C. Simões, em Maceió, do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. O reitor Josenaldo Tonholo presidiu a cerimônia, que também contou com a participação da vice-reitora Eliane Cavalcanti; do deputado federal Paulão; e do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington Pereira.
Também estiveram na mesa de honra o diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal, José Clebson Farias; o secretário-geral do Associação do Docentes da Ufal, Jailton Lira; e a coordenadora-geral do Sintufal, Nadja Lopes.
Realização dos sonhos
A conquista de um concurso público é um sonho para muita gente. O reitor da Universidade relembrou quando foi sua vez, há mais de 30 anos, e afirmou que a sensação é indescritível e que tem certeza: a Ufal muda a vida de qualquer profissional que faça parte dela.
Além disso, Tonholo aproveitou para ressaltar a importância do trabalho que cada um realizará a partir de agora e que isso reafirma o poder de uma instituição pública de qualidade.
“A nossa Ufal de hoje atende a quase 30 mil pessoas. Quase dez vezes mais do que quando eu cheguei. Então, estamos atendendo muito mais a nossa população, ainda muito menos do que gostaríamos e do que precisamos. Mas, de uma forma muito clara, apresentando aqui a importância das universidades federais e do trabalho de todos para ter um Brasil maduro, para ter um Brasil soberano”, destacou o reitor Tonholo.
E, por falar em sonhos, o novo professor de Engenharia Mecânica, Djayr Alves, com sua posse, realiza um dos seus mais antigos: o da docência. Para ele, a conquista tem um sentido especial e não esconde a emoção na conquista.
“Foi o primeiro concurso que eu prestei para a docência e tive a sorte e a felicidade de ser aprovado. Sempre foi meu sonho ser professor, desde que eu era adolescente, e hoje eu me sinto muito realizado, muito feliz por essa realização. E quero dedicar essa conquista, além da minha família, ao meu pai, que não está mais aqui presente, mas que está no céu aqui com a gente. Estou aqui para dar o melhor à instituição, para os meus futuros alunos e para poder contribuir de alguma forma”, disse, emocionado.
Também houve a conquista dos filhos da casa. Viviane Medeiros foi graduanda, mestranda e doutoranda do curso de Serviço Social da Ufal e agora retorna como professora. Ela diz que a Ufal é parte indispensável da sua história e, agora, realiza o sonho de trabalhar com aqueles que, uma vez, foram seus professores.
“Eu tentei outros concursos, mas eu acho que o meu lugar realmente deveria ser esse. Foi aqui onde eu me formei e agora estou voltando para essa casa, que é a faculdade pela qual eu tenho muito carinho, que é, para mim, um lugar de muita alegria. Então, quando eu vejo a entrada da Ufal, eu já me sinto alegre. Então, voltar para a Ufal está sendo uma honra, um privilégio, uma alegria imensa”, exclamou.
A cerimônia foi concluída com a leitura dos termos de posse, conduzida pelo reitor, seguida da leitura do termo de compromisso e da assinatura simbólica dos documentos.
Para ver mais fotos da posse, basta clicar aqui