Corregedoria promove curso de atualização sobre processos administrativos
Iniciativa visa capacitar servidores técnicos e docentes para atuar na tramitação de processos administrativos disciplinares
A Corregedoria Setorial da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu um curso de atualização sobre processos administrativos disciplinares, investigações preliminares e sumárias, voltado para servidores técnicos e docentes que já atuam ou que desejam se qualificar parar compor comissões processantes. A atividade, que tem uma carga horária de 24h, aconteceu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Sala dos Conselhos Superiores (Secs).
De acordo com Rafael Jaires, corregedor da Ufal, o foco da iniciativa é democratizar o conhecimento, permitindo que servidores de diversas unidades contribuam para o fortalecimento ético da instituição. “O objetivo aqui é o aperfeiçoamento técnico da atividade correicional. Ao capacitar servidores, a corregedoria assegura a entrega de processos mais céleres, seguros juridicamente e imunes à nulidade”, afirmou.
A demanda pelo curso, ministrado pela Connexões - Educação Corporativa, foi fundamentada pelo relatório de gestão do ano 2025, que demonstrou a necessidade de expandir o quadro de servidores capacitados para lidar com a demanda processual.
“Essa medida visa consolidar a cultura de integridade no serviço público, garantindo que as apurações internas sejam instrumentos de justiça administrativa e de proteção ao interesse público e aos direitos individuais”, complementou.
Novo edital para o Banco de Voluntários da Corregedoria
A Corregedoria Setorial deve lançar, em breve, mais um edital para chamamento de servidores que desejem integrar o Banco de Voluntários da Corregedoria. “É uma oportunidade para que o servidor contribua ativamente para um ambiente de trabalho íntegro e transparente. Todos estão convidados a participar e colocar seu talento à serviço da moralidade administrativa”, finalizou Jaires.