Professor da Odonto é o docente mais novo a se tornar professor titular na Foufal
Daniel Oliveira é também vice-coordenador do Curso de Odontologia; defesa do memorial teve como base uma pesquisa extensa e minuciosa com análise de 7.565 incisivos inferiores
- Atualizado em
O professor Daniel Oliveira, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Foufal), alcançou um marco em sua trajetória acadêmica ao defender o memorial para progressão à classe de professor titular. Com isso, ele se tornou o docente mais jovem da unidade a atingir o topo da carreira na Foufal. A defesa, que aconteceu em dezembro do último ano, marcou mais um capítulo de uma trajetória construída com dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Daniel Oliveira soma mais de 17 anos de atuação na instituição. Ao longo desse período, exerceu diversas funções administrativas e acadêmicas, sempre com forte envolvimento institucional. Atualmente, ocupa o cargo de vice-coordenador do Curso de Odontologia. Também integrou o Conselho da Unidade Acadêmica, o Colegiado do Curso e participa das comissões de avaliação docente e de estágio probatório.
Na área da extensão universitária, o professor desenvolve projetos voltados diretamente ao atendimento da comunidade, como o Projeto de Endodontia de Molares e o Projeto de Extensão de Atendimento a Pacientes Imunocomprometidos, que recebe pacientes encaminhados pelo Hospital Universitário. Já no campo da pesquisa, orientou inúmeros bolsistas de iniciação científica (PIBIC), contribuindo para a formação de estudantes que seguiram a carreira acadêmica.
Memorial e contribuições à endodontia
A preparação para a defesa do memorial teve como base uma pesquisa extensa e minuciosa desenvolvida ao longo de sua trajetória científica. O trabalho analisou 7.565 incisivos inferiores por meio de tomografia computadorizada de alta resolução, com foco na identificação de variações anatômicas dos canais radiculares. Segundo o professor, o estudo exigiu grande empenho, mas trouxe uma contribuição relevante para a ciência endodôntica, especialmente para o aprimoramento do sucesso nos tratamentos de canal.
A banca da defesa foi composta por professores titulares de renome nacional e internacional, como Edgard Norões Rodrigues da Mata (Ufal), Denise Sá Maia Casselli (UFC), Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva (USP) e Caio Cézar Randi Ferraz (Unicamp). O título do trabalho apresentado foi “Estudo da morfologia dos canais radiculares de incisivos inferiores em uma população brasileira”. Para Daniel, a experiência foi marcante e gratificante, especialmente pela oportunidade de dialogar com pesquisadores de referência na área.
Importância de inspirar
Ao longo da carreira, o professor destaca como marca pessoal a relação próxima com os estudantes. “Desde que iniciei na docência, faço questão de quebrar a barreira existente entre professor e aluno, tentando falar a mesma linguagem, sendo muitas vezes um amigo e não apenas um professor”, afirma. Esse posicionamento também se reflete no convívio com colegas docentes e técnicos administrativos, com quem construiu laços de amizade ao longo dos anos.
A importância dessa trajetória é reconhecida por aqueles que foram seus alunos. A professora Tamares Andrade, ex-orientanda e hoje colega de trabalho na Foufal, destacou a o privilégio de acompanhar a defesa do memorial. “É muito emocionante assistir à Defesa do Memorial do Professor Daniel Oliveira. Hoje somos colegas de trabalho, partilhando a mesma disciplina, mas ele foi também meu professor durante a graduação. Com certeza, uma peça-chave para minha escolha da carreira docente e também de muitos outros que por ele passaram, devido à sua integridade e capacidade de transformar complexidade em clareza”, afirmou.
Para o professor, a Ufal ocupa um lugar central em sua vida. “A Ufal para mim, significa a minha casa. Nela me realizo na minha mais importante missão, que é ser professor. Sou muito grato por fazer parte desse time de professores tão qualificados que temos na Foufal”, destacou.
A conquista do título de professor titular representa a concretização de um sonho iniciado ainda na graduação em Odontologia. Daniel Oliveira ressalta o apoio da família como fundamental para essa realização, citando os pais Aristides e Lurdes, a esposa Regina e o filho Rafael como pilares dessa caminhada.
Agora, como único professor titular em atividade na Foufal e o mais jovem a alcançar esse posto na história da faculdade, ele projeta novos desafios. “A responsabilidade aumenta. Além de inspirar os alunos, espero também ser inspiração para os docentes mais jovens, para que alcancem o topo da carreira da mesma forma que consegui”, concluiu.