Programa Ufal e Sociedade entrevista o professor Leonardo Luz
Ele fala sobre a importância da prática de exercícios físicos durante o isolamento social
- Atualizado em
O programa Ufal e Sociedade dessa semana, que chega a 40ª edição, convidou o professor Leonardo Luz para dar algumas orientações sobre a prática de exercícios físicos durante o isolamento social em que estamos vivendo por conta da pandemia de covid 19.
O professor é doutor em Ciências do Desporto e Educação Física, leciona no curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus Arapiraca, e coordena o laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps).
Segundo o professor, os estudos sobre o novo Corona ainda são muito recentes e estão em desenvolvimento, mas de uma forma geral, aumentar a resistência cardíaca e respiratória pode contribuir com a capacidade do nosso corpo de combater a infecção. “O consumo máximo de oxigênio depende tanto do aspecto circulatório como respiratório”, destaca Leonardo.
A tendência, depois de mais de um mês de confinamento, é que as pessoas relaxem a rotina de exercícios. “Mas, se temos um vírus que afeta principalmente a parte respiratória, praticar exercício físico pode ajudar as nos proteger desse quadro infeccioso. Os exercícios devem ser moderados e é importante consultar a orientação de um educador físico”, orienta o professor.
Durante o período do isolamento social, os estudantes e professores do Lacaps estão utilizando as redes sociais para orientações à comunidade. “Temos lives todas as quartas-feiras, às 17 h, no Instagram, no perfil @lacaps.ufal para orientar sobre a prática correta de exercícios físicos nesse período. As pessoas também podem enviar perguntas por mensagens diretas”, informa Leonardo Luz.
Por fim, o professor reforça a orientação de ficar em casa. “Não é o momento ainda de relaxar o isolamento social. Vamos aproveitar esse período para conviver mais com as pessoas que moram conosco. Manter os distanciamento social, com a prática de exercícios físicos, vai nos ajudar a preservar nossa saúde e das outras pessoas”, orienta o professor
Para saber mais, ouça a entrevista aqui.