Enfrentamento do racismo no trabalho será tema de debate em evento do Cedu
Será on-line no próximo dia 12; haverá emissão de certificado
- Atualizado em
No próximo dia 12 de novembro, o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas recebe mais uma edição do evento de extensão Diálogos necessários: a urgência pela desconstrução social do racismo. Em sua segunda edição, o evento quer dialogar com profissionais sobre os desafios no mundo do trabalho e no enfrentamento do racismo estrutural.
O debate terá início às 19h, com transmissão pelo Youtube, no canal da professora Jusciney Carvalho. Para participar é preciso realizar inscrição no link, que dará direito a certificado de participação.
Segundo a professora Jusciney Carvalho, mediadora do debate, o evento pauta a demanda pela construção de estratégias de combate ao racismo na formação médica e na sua atuação profissional. “Na data em que celebro cinco anos da defesa da minha tese Tem preto de jaleco branco? sobre as políticas afirmativas na Faculdade de Medicina da Ufal, teremos uma reflexão sobre a questão racial na medicina, no enfrentamento das desigualdades na saúde pública”, refletiu.
Os participantes do debate são a médica em Saúde da Família Tiene de Melo Lopes e o médico Marcelo dos Santos Campos, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cuja dissertação de mestrado discute a branquitude dos médicos de famílias de Juiz de Fora e a equidade racial no cuidado com a saúde.