Hospital Universitário da Ufal adere a Programa de Gestão da Qualidade
Excelência na gestão, educação, pesquisa e extensão em saúde estão entre os itens promovidos pelo programa
- Atualizado em
Criados para promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF) que compõem a rede Ebserh, o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade (Sequali) formam um sistema de avaliação periódica que possibilita a promoção de melhoria contínua nos serviços prestados pelos hospitais da rede. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas faz parte desta rede e é reconhecido formalmente como um hospital que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.
Segundo Celina de Azevedo Dias, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, a primeira avaliação interna (autoavaliação) da Qualidade no Hospital Universitário foi realizada pela Comissão Permanente dos Auditores Internos do HU, entre dezembro de 2019 a janeiro de 2020. Foi analisada conforme modelo padrão de relatório da avaliação interna disponibilizado pelo Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) da Ebserh. “Estamos na etapa da elaboração da matriz de priorização dos requisitos verificados como não conformes, a fim de planejar, executar e monitorar ações que visem à adequação aos padrões estabelecidos, deflagrando ciclos de melhoria da qualidade e, assim, buscar a concessão do Selo Ebserh de Qualidade”, explicou.
Ainda segundo Dias, a participação do HU no Sequali tem o intuito de estimular os hospitais que realizam atividades de ensino a investirem em processos de melhoria contínua para alcançarem os padrões de excelência nos serviços prestados, buscando promover o cuidado seguro e efetivo, a eficiência na gestão, além de contribuir para a formação de excelência dos estudantes. “O HU terá a oportunidade de verificar periodicamente o nível de maturidade dos serviços prestados, baseado nos critérios estabelecidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade e, assim, promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde. De acordo com a pontuação obtida na avaliação, poderá ser concedido o selo”, afirmou.
O Selo
A participação no Sequali é possível apenas para os Hospitais Universitários Federais que compõem a rede Ebserh. O processo de avaliação e qualificação do hospital é baseado no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade, que possibilita realizar um diagnóstico da situação do hospital em relação a requisitos padronizados, previamente definidos, que visam, antes de tudo, garantir a segurança do paciente. Assim, inicia-se este processo pela atuação da equipe de avaliadores internos (autoavaliação) e a concessão do Selo se concretiza quando atingir os requisitos mínimos, verificados por uma equipe de avaliadores externos.