Programa de Pós-graduação em Filosofia lança revista Lampião
Primeiro periódico de filosofia criado para promover a pesquisa acadêmica na área
- Atualizado em
Um dos mais novos programas de pós-graduação em Filosofia do país já ‘deu à luz’ ao primeiro filho: O PPGFIL da Ufal lançou o primeiro número da revista Lampião. O periódico tem apresentação dos editores Rodrigo Barros Gewehr e Fernando Meireles Monegalha, docentes do Instituto de Filosofia, e conta com 11 capítulos e dois apêndices.
De acordo com os organizadores, a revista tem o objetivo de publicar artigos, resenhas, entrevistas e traduções na área da filosofia e afins, para promover a pesquisa acadêmica e fomentar a cultura de debate filosófico em Alagoas.
“Nossa revista tem ainda por inspiração a ideia de construir processos de pensamento que contemplem tanto as grandes questões da história da filosofia e seus autores canônicos, quanto a mirada crítica em direção ao território no qual estamos inseridos. Uma revista que visa pensar uma filosofia em trânsito entre o local e o universal, entre o provisório das emergências e os traços mais recorrentes da cultura”, descrevem os editores.
Entre os temas abordados nesta primeira edição, o periódico tem textos que tratam sobre o protagonismo das mulheres nas revoluções da “primavera árabe”; traz uma releitura do mito da Medusa, personagem da mitologia grega; contempla uma cartografia do papel do desejo na obra de Foucault; e ainda faz diversas discussões sobre moral, ética e filosofia política com abordagens a partir de autores clássicos.
Os artigos publicados na revista Lampião são assinados por Adriana Barin de Azevedo, Afraa Ismael, Aline Sanches, Eloísa Benvenutti de Andrade, Flora Rocha Cardoso, Giovana Carmo Temple, Isadora Prévide Bernardo, Juliana Oliva, Luiza Helena Hilgert, Mariana de Mattos Rubiano, Najet Limam-Tnani, e Tiziana Cocchieri.
Os editores destacaram a participação de todos com um agradecimento: “Agradecemos vivamente todas as pessoas que apoiaram e trabalharam para realizar este projeto, e sentimo-nos honrados com a participação das pesquisadoras que compõem este número”.
Para ter acesso à revista Lampião, clique aqui.