Grupo Linguagem e Cognição lança coletânea digital de Filosofia
Obra pode ser baixada gratuitamente e é o 4º volume de uma série publicada pelo projeto
- Atualizado em
Ao lançar o 4º volume: Escritos de Filosofia IV: Linguagem e Cognição, o Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal/CNPq) apresenta, nesta edição totalmente digital e gratuita, uma coletânea de textos filosóficos que refletem os significados de elementos da alegoria da caverna.
A obra, que teve a participação de 22 pesquisadores, vindos de 19 instituições de ensino superior do Brasil e uma estrangeira, totalizando 21 capítulos, foi lançada em dezembro de 2020 e pode ser acessada diretamente no site da Editora Fi.
Segundo o professor Marcos Souza, um dos organizadores da obra junto com o professor Maxwell Filho, o leitor terá a oportunidade de revisitar e revisar temas e autores tradicionais da Filosofia Analítica, como o tema da explicação (neo)descritivista de termos gerais; elementos básicos do pensamento de alguns autores como Frege, Quine e Lewis, além de Putnam, Fodor, Davidson e Kripke.
“Percebe-se assim, o valor da diversidade de temáticas, de autores, de abordagens e da interligação de áreas de investigação que este volume contempla. É uma pequena amostra da vitalidade do pensamento filosófico em torno do ‘âmbito’ que comentávamos no início desta apresentação, assim como é expressão da força de investigação de nossos colegas pesquisadores de Filosofia”, disseram os organizadores.
Outros títulos
Em 2014, com a realização do 1º Encontro Linguagem e Cognição da Ufal, foi lançado o primeiro volume da série de livros de coletâneas produzidos por participantes do evento e por convidados: Escritos de Filosofia: Linguagem e Cognição, em 2015.
Segundo o professor Marcos Souza, este processo de promover os Encontros, editar e publicar textos de colegas pesquisadores envolvidos, direta e indiretamente com o âmbito de investigação ou com os Encontros, repetiu-se duas vezes até o momento.
Em 2017, foi lançado o Escritos de Filosofia II: Linguagem e Cognição (volume 2) e, em 2019, veio o Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição (volume 3). “Ao todo, nestes três volumes, tivemos a contribuição de 40 pesquisadores, produzindo 37 capítulos, provenientes de 12 instituições de ensino superior do Brasil, especialmente, do Nordeste brasileiro”, contou o pesquisador.
Além dos quatro volumes desta série, os organizadores também editaram o Dossiê Linguagem e Cognição, na Revista Prometheus, em 2020. “Isso mostra capacidade de mobilização de pesquisadores, perseverança editorial e temática nas publicações”, afirmou.
Os organizadores também lideram o Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da Ufal, como foco de fomento à investigação dessas temáticas, além de serem os idealizadores e promotores, junto com os demais membros do grupo, dos vários encontros realizados até o momento: já são sete edições.