Podcast Fatos do Iefe analisa o esporte paralímpico no Brasil
Podcast é produzido pelo professor Silvan Menezes, do Instituto de Educação Física da Ufal
- Atualizado em
Dois novos episódios do podcast Fatos do Iefe, veiculados na Rádio Ufal, analisam o crescimento do esporte paralímpico no Brasil, revelado pelo quadro de medalhas nos Jogos Paralimpícos de Tóquio. O Brasil está em sétimo lugar no ranking mundial, com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 39 de bronze.
O professor Silvan Menezes analisa, no episódio intitulado Como podemos explicar o sucesso paralímpico brasileiro?, a importância das leis de incentivo, a oferta de bolsas, as parcerias com a iniciativa pública e privada e a garantia de infraestrutura adequada para o treinamento dos paratletas, como questões fundamentais para alcançar esse sucesso.
No episódio seguinte, Como a classificação funcional define a carreira de atletas paralímpicos?, o professor Silvan Menezes apresenta uma reflexão feita pela pesquisadora Luciane Maria Micheletti Tonon, do Grupo de Estudos Olímpicos da USP, sobre os desafios da carreira dos atletas com deficiência, como é feita a classificação funcional e como é definida a avaliação.
O podcast Fatos do Iefe é produzido pelo professor Silvan Menezes, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. O objetivo é divulgar informações científicas sobre a prática esportiva.
Clique aqui e ouça os podcasts