Campus Arapiraca avança em parceria com Sebrae para estimular empreendedorismo

Empresa ofereceu suporte à Universidade com cursos e treinamentos para educação empreendedora

Por Jacqueline Freire – jornalista
- Atualizado em
Reunião realizada no Campus Arapiraca
Reunião realizada no Campus Arapiraca

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem buscado realizar ações para estimular o empreendedorismo na comunidade acadêmica. Uma dessas ações envolve a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas. Durante o último encontro foi discutido como o Sebrae poderia ajudar a Ufal a alcançar esse objetivo.

“Discutimos a necessidade do estímulo da criação e manutenção de empresas júnior, parcerias com empresários locais, o trabalho em conjunto com fundações universitárias de desenvolvimento e pesquisa”, explicou o professor Rodolfo Carneiro, coordenador da Gerência de Cursos de Graduação.

Ele enfatiza que a aproximação com o Sebrae se deve ao nível de referência nacional da empresa para o estímulo do empreendedorismo e da educação empreendedora. “Aqui produzimos conhecimento científico, técnicas, processos, algoritmos. Porém as vezes não temos a capacidade empreendedora de transformar estes artefatos em produtos que podem beneficiar a população. O Sebrae, por outro lado, nos ofereceu suporte com cursos e treinamentos para educação empreendedora”, afirmou.

O professor lembra que a universidade se comprometeu a indicar representantes para participar dos ecossistemas de inovação do agreste. “Acredito que essa reunião foi bastante produtiva, pois firma uma importante parceria entre o Campus de Arapiraca e o Sebrae. A longo prazo, esperamos poder formar mais alunos com maiores habilidades empreendedoras e beneficiar toda a região Agreste”, disse.

O professor Tácito Neves, do Centro Inovação Colaborativa do Agreste do Campus de Arapiraca (Cica), disse que a reunião foi proveitosa no sentido de apresentar o que a Universidade pode fazer pelas empresas e entidades públicas da região do Agreste, além de convidar o Sebrae a preparar o corpo docente neste sentido. “A gente acredita que nós, do corpo docente, temos a capacidade técnica para desenvolver as soluções, mas na hora de apresentar não temos o talento comercial. Daí a importância do Sebrae em entrar com esse treinamento junto aos professores”, explicou.

Estiveram presentes na reunião o diretor-geral do Campus, professor Arnaldo Tenório, o gerente do Sebrae Arapiraca Aristides Minervino e representantes da gestão da Ufal. Uma nova reunião foi marcada para sexta (7), na sede do Sebrae, onde serão aprofundadas as parcerias.