HU promove Semana Nacional do Doador de Sangue
Hospital faz atividades de conscientização e busca novos doadores entre os dias 21 e 25 deste mês
- Atualizado em
Compartilhar depoimentos de doadores para conscientizar a população, encorajar novas adesões, falar sobre a importância e o porquê de continuar contribuindo com o banco de sangue são propósitos da Semana Nacional do Doador de Sangue, evento que ocorre no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), entre os dias 21 e 25 de novembro, promovido pelo Banco de Sangue do HU, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Projeto de Extensão Anjos do HU.
Durante a semana, estão previstas panfletagens no Hospital, homenagens aos doadores, distribuição de lanches e brindes, sensibilização de usuários envolvendo também os colaboradores, para que entendam a importância da doação. “Por novembro ser um mês que antecede épocas festivas e as férias escolares, é esperada uma queda na quantidade de doações. Por isso, o HU se antecipa com essa campanha para garantir um estoque mínimo que permita o atendimento da demanda dos pacientes”, esclareceu a enfermeira Ingryd Leylane Galvão.
O banco de sangue do Hospital Universitário é institucional, mas também aberto à população. Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h, e na sexta-feira, entre 7h30 e 12h. Interessados podem agendar por telefone ou comparecer ao HU munidos de documento oficial com foto.
Sobre a doação
Para fazer a doação, dentre outros requisitos, é preciso que o usuário esteja em boas condições de saúde, não esteja tomando medicamentos - como antibióticos -, não estar com febre e nem sintomas de infecção, ter peso mínimo de 50kg, estar alimentado (não é necessário jejum) e ter dormido pelo menos 6h antes. Pessoas entre 16 e 18 anos devem estar com os responsáveis. Adultos podem doar até os 69 anos.
Após a coleta, a bolsa fica armazenada no banco de sangue aguardando o resultado dos exames do doador. Havendo a liberação, ela espera o pedido do paciente. Conforme a necessidade, ele poderá receber hemácias, plasma ou plaquetas.
“Por isso dizemos que uma doação salva até quatro vidas, porque de uma bolsa serão beneficiados até quatro tipos de componentes, pois não é apenas a parte vermelha do sangue que será transfundida, mas sim todos os componentes da bolsa, a depender da necessidade de cada paciente”, explicou Ingryd.
Existem duas datas anuais relacionadas à doação de sangue. Uma em junho, em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, e 25 de novembro, o dia nacional.