Ufal e Sociedade fala dos desafios para a política econômica neste período de transição
A entrevista é com o professor Reynaldo Rubem, pesquisador de Desenvolvimento Econômico
- Atualizado em
O programa Ufal e Sociedade, que vai ao ar na segunda-feira (21), às 11h, aborda os desafios para garantir desenvolvimento econômico com inclusão social. O entrevistado é o professor Reynaldo Rubem Ferreira Jr., da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que desenvolve pesquisas na linha de desenvolvimento econômico, nas áreas de Políticas Macroeconômicas e de Sistemas de Inovação, Perfis Tecnológicos de Setores Industriais e Sistemas de Financiamento Empresarial.
O professor Reynaldo Rubem está na Universidade Federal de Alagoas desde 1989, e durante esses anos vem desenvolvendo várias pesquisas sobre políticas públicas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas. Na Ufal, o professor colaborou com a implantação e consolidação da pós-graduação em Economia Aplicada e também atuou no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).
O pesquisador tem ainda colaborado com a formação de grupos de pesquisa ligados às Federações do Comércio e da Indústria e na Agência de Fomento do Desenvolvimento em Alagoas (Desenvolve). Atualmente, o professor está coordenando uma parceria entre a Ufal, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Programa Renascença, que visa “estimular o desenvolvimento sustentável de setores econômicos já existentes e potencializar o surgimento de novas oportunidades de empreendimentos”.
Durante a entrevista, o professor Reynaldo analisa os desafios para a economia brasileira neste período de transição de governo, com a perspectiva de superar dificuldades estruturais para o desenvolvimento sócio-econômico. "A perspectiva da nova gestão é que a Economia possa crescer de forma sustentável, combinando responsabilidade fiscal com a inclusão social e o enfrentamento da pobreza”, destaca.
Acompanhe a entrevista completa na segunda-feira, 11h, no link