Colégio Telma Vitória da Ufal realiza evento com destaque para cultura alagoana
Apresentações das turmas fizeram parte do encerramento das atividades acadêmicas
- Atualizado em
Crianças, familiares e a equipe do Colégio de Aplicação Telma Vitória, da Ufal, participaram da festa de encerramento do ano letivo no último dia 22 de dezembro. O evento teve como tema A Cultura Alagoana e contou com a presença de muitas pessoas que acreditam na educação infantil dentro da Universidade.
Há alguns anos, a instituição busca incluir em suas práticas cotidianas e festividades elementos da cultura alagoana e, este ano, seguiu a tradição com momentos brincantes voltados para manifestações como pastoril, guerreiro e coco de roda, apresentados às crianças ao longo do ano.
“Participar de um momento tão especial como o encerramento do primeiro ano de atividades presenciais após um período de restrições provocado pela covid-19 foi de muita alegria. Fazer parte das vidas de nossas crianças mantendo a cultura alagoana viva é também saber que meu papel como educadora contribui para a construção de experiências formativas para nossa sociedade”, ressaltou a recreadora Simone, do maternalzinho que apresentou o reisado.
Os pequenos alunos participaram de todas as etapas da festa, desde a ornamentação dos espaços da instituição, que estavam cheios de cores, fitas, telas e pinturas, elaboradas durante o ano letivo.
“As crianças assumem o protagonismo em todas as histórias contadas por aqui, então, nosso papel como educadores é facilitar que as cenas construídas na educação infantil sejam protagonizadas por elas. A construção das roupas, decoração, as brincadeiras com as crianças e todo o nosso desempenho fizeram parte para manter viva a cultura alagoana nas suas mais diversas expressões”, destacou o recreador Edmilson Junior, que estava se despedindo para assumir novos desafios.
A professora Maria guerra contou que sua turma do 1º ano, carinhosamente apelidada de “turma Leãozinho” fez uma apresentação divertida sobre o Guerreiro: “As crianças divertiram-se muito e, eu também, com a minha habilidade de perna de pau com o figurino do guerreiro. Crianças e adultos ficaram encantados”.
Além das performances dos alunos, a abertura do evento também contou com a participação de um grupo de pastoril da Escola Municipal Professora Hevia Valeria formado por crianças matriculadas na instituição.
Família engajada
A equipe do Colégio ressalta que o momento festivo só foi possível graças às contribuições por parte das famílias das crianças, da equipe e de colegas espalhados por toda a Ufal, em especial do Centro de Educação (Cedu). No encerramento, os pais foram convidados de honra para celebrar junto.
“Nos sentimos incluídos e participantes não apenas de uma escola, mas, de uma grande família que unida procura construir através da educação e respeito um ambiente salutar para o desenvolvimento de cada criança”, destacaram Fabiano e Roseane Conrado, pais do Felip.
A mãe do Nathan, e servidora da Ufal também contou como foi especial acompanhar esse momento. “Eu via os preparativos e imaginava meu filho apreciando tudo que estava sendo produzido. Ele se encantou com tudo que conheceu da nossa cultura nas propostas trabalhadas em sala e participou de uma linda e inclusiva apresentação! Foi muito emocionante vê-lo se apresentando feliz, junto com os coleguinhas! Gostaria de agradecer e parabenizar toda a equipe!”, enalteceu Samilly.
“A Festa foi um evento lindo, com bastante representatividade, cada apresentação foi memorável! Gostaria de expressar minha enorme gratidão a cada profissional que faz parte do Colégio de Aplicação Telma Vitoria, pela grandiosidade de entender que cada criança é única e, por isso, necessita de um olhar atencioso e peculiar”, finalizou com emoção a Gilvania, mãe da Maria Luna.