Paespe celebra 30 anos com solenidade especial com professores e estudantes

Programa comemora o legado de sucesso ao longo de três décadas

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Desenvolver ações de extensão na área de ensino para estudantes de escolas públicas de Alagoas é a missão que o Paespe abraça há 30 anos. Para comemorar o sucesso do programa, a Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Centro de Tecnologia (Ctec), realiza nesta segunda-feira,19, às 9h, uma cerimônia no auditório Nabuco Lopes, localizado no prédio da Reitoria, no campus A.C. Simões. 

A cerimônia trará a linha do tempo, contemplando os momentos de maior destaque do projeto. Além disso, haverá a formação de uma mesa de discussão com depoimentos de alunos e professores. A atividade é aberta a comunidade acadêmica e, de forma especial, aos estudantes e colaboradores que fizeram parte do Paespe. 

Ao longo de três décadas o programa tem sido referência regional em educação e transformação social de alunos da rede pública, oferecendo aulas de reforço em disciplinas estratégicas para o acesso à universidade, como matemática, física, biologia. As aulas são ministradas por docentes da Ufal e também alunos dos Programas de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). 

O programa recebeu a certificação pela Fundação do Banco do Brasil como Tecnologia Social, como reflexo da capacidade técnica dos envolvidos, bem como do impacto positivo que gera nos alunos atendidos. 

O programa 

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) é uma atividade de Extensão Universitária. No ano de 2019 recebeu a certificação em Tecnologia Social, pela Fundação Banco do Brasil e, em 2020, recebeu o certificado internacional de Serviço de Aprendizagem Solidária, pelo Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario (Clayss), da Argentina. 

O Paespe tem como objetivo suprir a carência de ensino dos alunos oriundos da rede pública estadual de alagoas e desenvolve atividades de forma presencial no Centro de Tecnologia da Ufal, em Maceió.