Projeto Mora na Filosofia lança segundo livro digital gratuito

Obra também pode ser adquirida na forma impressa

Por Jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

O segundo volume da obra Mora na Filosofia já está disponível em versão digital gratuita ou para venda na versão impressa. O livro, publicado pela Editora Fi, possui dez capítulos que tratam de temas diversos, como autoritarismo no Brasil contemporâneo, polarização da ciência em tempos de pandemia, feminismo e ficção científica, entre outros.

Idealizada e organizada pelos professores Marcus José Souza e João Dias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Maxwell Lima Filho da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a obra que antes contava com a participação de pessoas interessadas na temática filosófica e citadinos de Maceió, passou a agrupar em seus encontros pessoas de diferentes regiões e cidades do Brasil e de outros países.

“A ágora foi novamente atualizada. O bom desenvolvimento das ações e qualidade dos diálogos do projeto tem como centralidade a presença de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, na partilha generosa de suas pesquisas e reflexões. O convite é de habitar múltiplas moradas da filosofia”, convidam os organizadores.

Segundo o professor João Dias, assim como todos os encontros realizados pelo projeto, presenciais e virtuais, o livro tem acesso aberto e gratuito. “Os capítulos organizados em rede ao longo do livro, abordando diferentes temáticas, podem ser visitados em diferentes fluxos. O convite é de habitar múltiplas moradas da filosofia. Boa leitura!”, diz.

Mais informações no site ou no Youtube.

Mora da Filosofia

O projeto de extensão Mora na Filosofia é vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas e é coordenado pelos professores Marcus José Souza, João Dias, Marcus Matias & Maxwell Lima Filho. Em atividade desde 2010, o projeto foi concebido no sentido de construir espaços de divulgação, reflexão e discussão de temas que possam ter morada na filosofia. O projeto tem como desafio realizar suas ações para além dos muros da universidade, alargando fronteiras do pensamento, com a participação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Em 2013, pela Edufal, o grupo lançou o primeiro volume do livro do projeto. Em 2020, devido às restrições de circulação para evitar o contágio e disseminação da covid-19, o projeto passou a ocupar o espaço virtual. A ágora foi atualizada em plataformas digitais, através de canal criado no youtube. Atualmente são mais de 9.000 visualizações dos encontros realizados na página do projeto.