Com inscrições gratuitas, 74ª Reunião Anual da SBPC começa no domingo
Com uma semana cheia atrações para todos os interesses e idades, o evento será realizado nos quatro campi da UnB e também on-line, entre os dias 24 e 30 de julho
- Atualizado em
Contagem regressiva! A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa neste domingo, 24 de julho e vai até o dia 30. O evento será realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) de forma híbrida, com atividades presenciais nos campi Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia e Planaltina, e online, com transmissões nos canais da UnB e da SBPC no YouTube.
Este ano, o evento terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. A cerimônia de abertura será transmitida a partir das 18h pelo canal da SBPC no YouTube.
O evento terá uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais, premiações e muitas atividades científicas interativas. As atividades terão entre os participantes pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I.
A programação científica desta edição foi elaborada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Ao todo, são 117 atividades presenciais e 110 online. Durante a semana, estão programadas 44 conferências (27 presenciais), 80 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (2 presenciais), 14 webminicursos, 10 sessões especiais (presenciais), 1 encontro (presencial), 1 assembleia (presencial), lançamento de 5 livros e 6 exposições. De forma experimental, a SBPC também levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.
O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), Sessão de Pôsteres (apresentação virtual), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. Também serão oferecidos 14 webminicursos, com carga horária de 6 a 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.
Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, “Descarte de medicamentos: uma preocupação para saúde e meio ambiente”, “Conferência do ministro de CT&I”, “Mudanças climáticas, seus impactos no Brasil e a construção de uma sociedade sustentável”, “Cem anos da Semana de Arte Moderna”, “30 anos de internet no Brasil”, “O Brasil está preparado para outra pandemia?”, entre outros.
Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Desafios do ensino superior no pós-covid”, “política de CT&I”, “Impacto da pandemia de covid-19 nas doenças tropicais negligenciadas”, “O meio ambiente no Brasil para a construção de uma sociedade sustentável”, “Economia brasileira – conjuntura e perspectivas”, “Violência contra mulheres em universidades brasileiras”, “O futuro da universidade brasileira”, “Política de segurança pública”, além de outros.
Temas como “Internet no Brasil: desafios para as políticas públicas”, “Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial”, “Avanços e desafios para a conservação e sustentabilidade na Caatinga”, “Jornalismo e direitos humanos: cobertura, enquadramentos e representação social”, “Bicentenário da independência – a trajetória das ciências físicas e naturais no Brasil”, “Educação de surdos” e “Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI”, serão discutidos nos painéis.
O evento proporcionará aos visitantes do campus Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília, a visitação a cinco exposições científicas que trazem curiosidades sobre história, pesquisas, pesquisadoras e como as pessoas podem interagir com o universo da Ciência: “Faces da ciência no Brasil”, “Exposição Fritz Müller 200 anos”, “Ciência rima com Cordel”, “Pioneiras da Ciência” e “O Metaverso da Urna Eletrônica”.
SBPC Jovem
Paralelamente à programação científica, a SBPC e a UnB realizam a já tradicional SBPC Jovem. Com o objetivo de promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com pesquisadores, instituições e laboratórios de todo o País preparam atrações interativas para despertar o interesse desse público pela ciência, tecnologia e inovação.
A SBPC jovem funcionará de 25 a 30 de julho no campus Darcy Ribeiro da UnB com atrações gratuitas.
Entre as atividades, a Agência Espacial Brasileira, por meio do Programa AEB Escola realizará um “Quiz Espacial”, projeções de vídeos astronômicos, em um planetário inflável, oficinas de carrinho foguete, de foguete de garrafa pet e de montagem de dobraduras, e muito mais.
O CED Stella dos Cherubins apresentará o projeto de gamificação do ensino via RPG, que está em curso na escola. Neste projeto, os participantes constroem suas personagens, definindo atributos que demarcam as características de cada um.
O PETi-Biotecnologia realizará a exposição “Cotidiano cientista”, com experimentos práticos em conceitos básicos em ciência, de forma lúdica, criativa e interativa.
O Instituto de Física da UnB fará uma exposição remota da rede mundial de pêndulos. Além do acesso à rede remota de pêndulos, serão realizados experimentos interativos para demonstrar a física em ação.
A Fiocruz estará entre os expositores da SBPC Jovem, ocupando um espaço de quase 100 metros quadrados, onde os visitantes poderão participar de diversas atividades interativas de divulgação científica e conhecer melhor as diferentes atividades da Fundação, como a produção de vacinas e as coleções biológicas.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) preparou 20 oficinas para a SBPC Jovem. As atrações incluirão desde a produção de álcool em gel e líquido até o tingimento de tecidos com materiais do Cerrado. Também um pouco de gastronomia, moda e tecnologia, com receitas à base de mandioca, desfiles de moda e oficina de mobiliário que ensinará a aplicar resina epóxi para fazer as peças ilustram um pouco dessa diversidade preparada para o público do evento.
A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.