Congresso de Iconografia Musical: prazo aberto para submissão de trabalhos

Evento acontece em Maceió, nos dias 17 a 21 de julho

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Entre os dias 17 e 21 de julho acontece em Maceió a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. Os interessados em submeter e apresentar trabalhos já podem realizar inscrição no site. O prazo para submissão de trabalhos segue até 15 de maio.

Para enviar trabalhos é preciso realizar cadastro no Portal de Eventos Científicos em Música. Os textos devem ser enviados em espaço simples, com fonte 12 e com tabelas e figuras inseridas no texto. As diretrizes para autores estão disponíveis dentro do portal. O resultado com a lista dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 5 de junho.

O evento é presidido pelo professor da Universidade Federal de Alagoas, Nilton Souza. Numa parceria entre a Ufal e a Comissão Mista Nacional do RIdIM-Brasil, o congresso tem o objetivo de reunir pesquisadores, técnicos, profissionais, docentes e estudantes das áreas de Música, Musicologia, Etnomusicologia, História, Antropologia, Arqueologia, Artes Visuais, Museologia, Conservação, Ciência da Informação e outras áreas afins, tanto em nível nacional quanto internacional, interessados nas fontes visuais relativas à cultura da Música enquanto objeto de pesquisa e/ou fonte de informação, promovendo o intercâmbio de experiencias e informações ao longo de conferências, palestras, mesas redondas, sessões de comunicações e debates, reuniões de trabalho e minicursos.

O tema geral do 7º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, “Iconografia Musical: criação, produção, usos e funções” se desdobra em cinco eixos temáticos: Iconografia Musical e sua criação, produção, circulação e recepção nas tradições culturais e/ou culturas tradicionais; Iconografia Musical enquanto objeto de pesquisa;  Fronteiras e desafios nos usos e funções da iconografia musical na cultura artística e musical, canônica ou tradicional; Fontes visuais relativas à música e sua informação nas diversas tradições culturais; e, Desafios patrimoniais, museológicos, técnicos, tecnológicos, culturais e éticos em torno da criação, produção, usos e funções da iconografia relativa à música na cultura geral e/ou artística.

Durante os cinco dias do evento, esses eixos temáticos serão desenvolvidos em conferências, palestras, mesas redondas especialmente dedicadas à busca da compreensão dos processos criativos e produtivos da iconografia relativa à cultura da música e suas dinâmicas de usos e funções na cultura e sua indústria. A lista de linhas temática referida guiará também a submissão de comunicações a serem avaliadas por pares segundo o sistema blind-peer review.

Os textos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento (em CD-Rom) pelo RIdIM-Brasil. Os textos das conferências e palestras serão organizados em livro eletrônico a ser publicado pela UFAL em parceria com o RIdIM-Brasil, incluindo os textos das comunicações merecedoras do Prêmio RIdIM-Brasil 2023.

Mais informações e a programação completa no site.