HU lança consulta pública para elaborar lista de siglas, abreviaturas e símbolos
Sugestões podem ser enviadas até 28 de fevereiro
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Com o intuito de padronizar as siglas, as abreviaturas e os símbolos utilizados nos prontuários dos pacientes, o setor de Gestão da Qualidade e a Comissão de Revisão de Prontuários e Avaliação Permanente de Documentos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) disponibiliza formulário para que os colaboradores das áreas assistenciais possam fazer suas contribuições. O prazo e até 28 de fevereiro e nas respostas devem ser informados o respectivo significado e as referências utilizadas.
Após o período de contribuições, haverá a consolidação das informações recebidas e será feito um compilado, verificando a necessidade de associação de outras literaturas, somando o que já é utilizado e os termos utilizados pela rede Ebserh para elaborar o siglário do HU. O documento estará disponível na intranet para consulta, a exemplo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
Embora existam siglas universais, como unidades de medida, vinculadas a exames, há outras denominações adaptadas ao hospital, a depender dos serviços contemplados pelo HU. “Os principais ganhos são a comunicação efetiva via prontuário do paciente. A assistência prestada precisa ser devidamente clara e objetiva, a ponto de que, em qualquer outro fluxo que esse documento passe, o profissional possa analisá-lo e consiga entender, clara e objetivamente, a informação escrita”, explicou a enfermeira-chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Vilma Siqueira.
A fluidez esperada não se aplica apenas à área assistencial, tendo reflexos em outros setores onde os prontuários podem circular, como o administrativo, sendo mais uma forma de garantir a segurança do paciente através de uma comunicação efetiva.
O formulário pode ser preenchido no link ou via QR Code