Ufal e Sociedade fala sobre "Janeiro Branco" com o psicólogo Everton Calado
O mês de janeiro é dedicado nacionalmente a esse movimento de Saúde Mental
- Atualizado em
Nesta segunda-feira (30), às 11h, o programa Ufal e Sociedade, na Rádio Ufal, vai abordar o movimento social de Saúde Mental conhecido como Janeiro Branco. O entrevistado é o psicólogo Everton Calado, coordenador técnico do Serviço Escola do Instituto de Psicologia (IP), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia (CRP15).
A ideia do Janeiro Branco, segundo Everton, surgiu em Minas Gerais, quando um grupo de psicólogos quiseram aproveitar o clima de renovação do início do ano para propor uma reflexão sobre os sentimentos individuais e coletivos. “Esse período de muitas festas e celebrações também são permeados por muitas saudades e lutos. É importante aprender a lidar com essas emoções, para ter um ano com a perspectiva de autocuidado e cuidar um dos outros”, pondera o psicólogo.
Na entrevista, Everton também traz informações sobre os projetos realizados pelo Instituto de Psicologia que promovem atendimentos individuais e coletivos para a comunidade universitária e para os moradores do entorno do campus. O psicólogo faz ainda uma ponderação sobre os enfrentamentos coletivos da sociedade nas últimas décadas que têm efeitos na psicologia coletiva.
Ouça e compartilhe o podcast do programa Ufal e Sociedade
contatos:
email: ufal.spa@gmail.com
instagram: @servicodepsicologia.ufal