Hospital Universitário conclui reforma do Centro de Nutrição Clínica

Pesquisa no espaço também será ampliada

Por Raoni Santos - jornalista
- Atualizado em
Espaço de nutrição reformado
Espaço de nutrição reformado

A reforma do Centro de Nutrição Clínica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) foi concluída e favoreceu o acompanhamento mais próximo dos processos referentes à alimentação, tanto em relação à empresa terceirizada, visando ao cumprimento de normas contratuais quantitativas e qualitativas, quanto na área de nutrição clínica. É o que considera a chefe da Unidade Multiprofissional e Nutricionista Clínica da Nefrologia e Hemodiálise, Elyssia Karine Ramires.

Além de aspectos fiscalizatórios, a nutrição clínica conseguirá acompanhar o atendimento da prescrição do profissional, proporcionando uma intervenção mais rápida, para que as mudanças possam ser respeitadas em relação à aceitabilidade, condição clínica e estado nutricional do paciente. Dentro do espaço são atendidas todas as questões voltadas à alimentação: dietas [enterais e suplementos nutricionais], fórmulas infantis, refeições de pacientes e acompanhantes, supervisão das refeições de funcionários, estudantes e residentes que fazem uso do refeitório.

O ambiente integra o serviço de produção de refeições e nutrição clínica, funcionando como um elo entre a prescrição do nutricionista junto à empresa terceirizada, o desenvolvimento de pesquisas e o atendimento a pacientes e a acompanhantes, que estão dentro das clínicas de internamento ou dos serviços externos como o Cacon, Nefrologia e Hospital Dia. No Centro, são acomodados nutricionistas residentes, auxiliares de nutrição e estagiários da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas.

A multidisciplinaridade inserida no Centro de Nutrição Clínica facilita estudos em áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física. “Há nutricionistas que desenvolvem as pesquisas dentro do hospital concluindo doutorado, trabalhos de conclusão de curso dos alunos da residência e da graduação, com preceptoria dos profissionais da unidade, e outros desenvolvidos de forma multidisciplinar”, acrescentou Elyssia.

Operacional

O HU tem uma média de 36 mil refeições por mês, além das dietas enterais e as de fórmulas infantis para as crianças daPediatria e Neonatologia. O Serviço de Nutrição funciona diuturnamente, uma vez que as dietas são emitidas para todo o hospital, a qualquer hora do dia e da noite, bem como o serviço de lactário, que necessita da produção de dietas enterais e fórmulas infantis.

A fiscalização de todos esses processos é feita diariamente e com relatórios mensais, gerando um instrumento de medição de resultados, acompanhado pela gestão e a unidade de contratos, que avaliam a qualidade do serviço prestado.