O programa Ufal e Sociedade celebra o jubileu do curso de Enfermagem da Ufal

As entrevistadas são as professoras Lenira Almeida e Viviane Lima

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

Na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro, às 11h, o programa Ufal e Sociedade apresenta a entrevista com as professoras da Escola de Enfermagem (EENF), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Lenira Almeida e Viviane Lima. As professoras falam sobre o histórico e as conquistas do Curso de Enfermagem, que vai completar 50 anos de criação em novembro. As festividades do ano do jubileu foram abertas no dia 30 de janeiro. 

As professoras citam fatos históricos que influenciaram a criação do curso, como a chegada ao porto de Maceió do navio-hospital Hope, no dia 15 de fevereiro de 1973. O navio, adaptado por uma fundação filantrópica e científica dos Estados Unidos, trouxe professores de Medicina, Odontologia e Enfermagem; contava com consultórios e equipamentos modernos para a época, que foram fundamentais para estimular a criação do curso superior de Enfermagem na Ufal. 

A professora Lenira Andrade é egressa do curso de Enfermagem da Ufal. Ela entrou na graduação em 1977, mesmo ano em que a primeira turma se formou. Portanto, acompanhou essa trajetória quase desde o início. Após formada, a professora Lenira fez o concurso do Estado de Alagoas e foi servidora pública estadual por 15 anos. Em 1995, ela foi aprovada na seleção para docente da Universidade. 

Já a professora Viviane Lima integra a comissão organizadora da comemoração do Jubileu do Curso de Enfermagem. Ela é formada pela Universidade Federal da Paraíba, em 2001, e veio para a Alagoas para trabalhar no Hospital Geral do Estado (HGE). Em 2008, ela realizou o concurso para docente da Ufal. A Saúde Coletiva é a sua área de atuação e de pesquisa. 

Nessa entrevista, as professoras falam de suas experiências na Enfermagem, do histórico dessa profissão, que tem uma predominância de mulheres, e as conquistas na representação da categoria, na valorização da profissão e na contribuição para o desenvolvimento da formação acadêmica e da pesquisa científica na área. 

A foto em preto e branco nesta matéria pertence ao acervo de imagens do curso de graduação em Enfermagem da Ufal, segundo informa a professora Maria Regina dos Santos. Representa a solenidade de homenagem ao paciente e aposição da placa comemorativa da formatura da primeira turma de Enfermagem, ocorrida em julho de 1977. O registro foi feito no corredor principal do Hospital Universitário.ompanhe o programa Ufal e Sociedade na radio.ufal.br