Projeto Sonoros Acessíveis traz acessibilidade para a comunidade acadêmica

Iniciativa do Núcleo de Acessibilidade da Ufal está disponível no Youtube

Por Jacqueline Freire – jornalista
- Atualizado em
 | nothing

Com o objetivo de disponibilizar mais uma forma de dizer como o Núcleo de Acessibilidade da Ufal funciona, seus serviços, e a forma de acessar essas e outras informações, o NAC da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), órgão lidado à Pró-reitoria Estudantil (Proest), criou o projeto Sonoros Sensiveis.

A ideia é disponibilizar no Youtube pequenos áudios com informações importantes e que podem ser escutados em qualquer lugar. “Já tínhamos produzido o manual, que está no site da Ufal, e vimos que nem todas pessoas liam. Daí pensamos em produzir algo que a pessoa possa ir escutando enquanto está no trânsito, ônibus etc. Pensamos nisso: ampliar o acesso das informações”, explica Danielly Spósito, assistente social do NAC.

“Hoje temos acesso a muitas informações né?! O NAC tem seu lugar no site e muitos documentos para apoiar corpo docente e discente. Essa é mais uma forma de disponibilizar a informação”, afirma. Iniciado no ano passado, o projeto possui bastante material informativo em formato de áudios com Libras e está disponível gratuitamente no Youtube. “Os dados foram organizados pelo bolsista Thiago, do curso de Relações Públicas. Ele foi fundamental para construirmos o material”, completa.