Ufal e Sociedade entrevista Andrea Pacheco sobre violência contra a mulher
Pesquisadora fala sobre o tema, incluindo o combate ao assédio e a participação das mulheres na Ciência
- Atualizado em
O programa Ufal e Sociedade, que será veiculado na próxima segunda-feira (6), às 11h, na Rádio Ufal, faz uma reflexão sobre a luta das mulheres contra a violência e o assédio. A entrevistada é a professora e pesquisadora Andrea Pacheco, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A professora tem doutorado em Estudos Interdisciplinares Mulher, Gênero e Feminismo, coordena o Grupo de Pesquisa Frida Kahlo, sobre gênero, feminismos e serviço social. Ela também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade de Maceió (Codim) e do Conselho Regional de Serviço Social (Cress).
Recentemente, o caso trágico do assassinato da estudante Janaína Bezerra, de 22 anos, aluna de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que aconteceu durante uma festa de calourada, acendeu mais uma vez o alerta para a violência de gênero no ambiente acadêmico.
Andrea fala sobre esse caso e também sobre a luta contra o assédio sexual, que precisa ser um enfrentamento constante das mulheres. Nessas prévias carnavalescas de Maceió, o grupo Frida Kahlo vai apoiar o Movimento de Mulheres Olga Benario na campanha Carnaval sem Assédio.
Por fim, Andrea Pacheco fala ainda sobre a produção acadêmica e científica das mulheres. No próximo 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data instituída, em 2015, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).