Unidade Viçosa reúne produtores rurais e alunos em Dia de Campo
Atividade propõe abrir as portas da Universidade aos produtores rurais, inserindo-a na Rota de Conhecimentos agropecuários do Estado
- Atualizado em
No próximo domingo, 12 de fevereiro, a Unidade Educacional de Viçosa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza o 1° Dia de Campo: Fazenda São Luiz na Rota do Conhecimento. O objetivo da atividade é levar informação, capacitação e a acessibilidade a tecnologias pelos produtores rurais.
Promovida pelo curso de Medicina Veterinária, a atividade acontece das 8 às 12h, com recepção dos participantes no prédio central da Unidade Educacional de Viçosa, na Fazenda São Luiz, na zona rural da cidade de Viçosa-AL. O público-alvo são produtores rurais e alunos dos diversos cursos de ciências agrárias.
“A Fazenda São Luiz é extremamente importante como um instrumento didático, essencial ao curso de Medicina Veterinária e Tecnólogo em Agroecologia, sendo a única propriedade em condições rurais da Universidade Federal de Alagoas. Diante disso, o Dia de Campo, tem como principal objetivo abrir as portas da fazenda aos produtores, inserindo-a na Rota de Conhecimentos agropecuários do Estado”, explica a professora Gildeni Aguiar, da disciplina Clínica Médica de Ruminantes.
Ela explica ainda que o Dia de Campo terá quatro horas de duração, contará com cinco estações, a primeira de acolhimento dos produtores, apresentação de guias e instrutores, a última para encerramento e amplo debate. Outras três estações são para abordagem de conteúdos técnicos e práticos, sendo eles: Administração de medicamentos em bovinos; Cuidados com os bezerros nos primeiros dias de vida; e Manejo Alimentar da vaca após o parto.
Projeto
O Dia de Campo faz parte do projeto de extensão “GEPR em movimento: Ações para o desenvolvimento da buiatria na microrregião Serrana dos Quilombos-AL”. O projeto conta com o apoio de diversos servidores do curso de Medicina Veterinária (professores, médico veterinário, técnicos agrícolas e servidores terceirizados), Pró-reitoria de Extensão (Proex), alunos do GEPR, prefeituras das cidades circunvizinhas e instituições privadas, envolvidas no segmento agropecuário.
Estima-se a participação de 60 pessoas, entre ouvintes e comissão organizadora. As inscrições serão feitas no local do evento. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: geprufal.2015@gmail.com, ou Instagram @geprufal.