Nova edição do Cineclube Cinema da Parte Alta acontece nesta quarta, 19
Projeto exibe cinco curtas dirigidos por mulheres
- Atualizado em
Acontece nesta quarta-feira, 19 de abril, às 17h, mais uma edição do Cineclube Cinema da Parte Alta, desta vez com a temática: O Cinema Feito por Elas: Ancestralidade, Resistência e Memória. A sessão será no bloco do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão exibidos cinco curtas-metragens dirigidos por mulheres, seguido por debate mediado pela professora Beatriz Vilela, doutoranda em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA) e Érika Santos, escritora convidada.
Segundo a comissão organizadora da sessão, a escolha de exibir apenas filmes dirigidos por mulheres alagoanas é uma forma de valorizar e dar visibilidade ao trabalho das cineastas em um ambiente majoritariamente masculino. Além disso, o evento é uma oportunidade para discutir a importância do "olhar feminino" na produção cinematográfica e refletir sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam na indústria.
Durante a exibição, os participantes terão a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre os filmes exibidos, e receberão certificado de participação de duas horas. Mais informações no site ou no perfil @cinepartealta.
Saiba mais
O Cineclube Cinema da Parte Alta é um projeto de pesquisa e extensão vinculado à Universidade Federal de Alagoas, por meio do programa Vivências Artísticas desenvolvido pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma compreensão crítica do mundo através do cinema nacional, em especial o alagoano.
Com sessões mensais e/ou quinzenais, realizadas no bloco do Instituto de Ciências Sociais e nos bairros e conjuntos da parte alta de Maceió, o projeto quer incentivar a construção de uma compreensão crítica sobre o mundo, a partir do cinema alagoano e brasileiro. Além da exibição dos filmes, o cineclube desenvolve atividades de pesquisa, curadoria e crítica cinematográficas.
Sobre os filmes:
Parteiras (2018, 24 min)
Direção: Arilene de Castro.
Travessia (2017, 5 min)
Direção: Safira Moreira.
Relato Número Um (2020, 8 min)
Direção: Elizabeth Caldas.
O DJ do Agreste (2009, 19 min)
Direção: Regina Barbosa.
Delas (2018, 15 min)
Direção: Karina Liliane