Aula aberta discute as estratégias de softpower e sportwashing no futebol

Evento é uma iniciativa do projeto de extensão Economia Política do Futebol e acontece nesta sexta (5), às 23h30 no Youtube

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Investimento chinês em clubes de futebol em outros países e Brasil recebendo megaeventos esportivos, de um lado; Catar, Abu Dhabi e Arábia Saudita comprando clubes europeus e organizando eventos da FIFA, do outro. Estes são exemplos de estratégias de softpower e sportwashing, respectivamente. Mas e a onda atual do capital estadunidense em clubes de outros países ou a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta e a Copa do Mundo FIFA 1994 e 2026 nos Estados Unidos? Por que não se fala disso no mesmo sentido?

É para tratar dessas duas estratégias estatais sobre investimentos no futebol e as considerações sobre diferenças de tratamento entre países que o curso de extensão Economia Política do Futebol receberá o pesquisador Emanuel Leite Júnior. A aula “Perspectivas críticas sobre softpower e sportwashing no futebol” ocorre em 5 de maio, a partir das 23h30, com transmissão ao vivo no canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube e reprodução posterior no podcast Jogando Dados.

Emanuel Leite Junior é Pesquisador Associado do International College of Football, da Tongji University, China. É doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro, Portugal, com foco na política, economia política e implicações geopolíticas do futebol na China. Anteriormente bolsista de Pós-doutoramento em Estudos Chineses, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro (DLC-UA), Portugal. Anteriormente, Investigador do Centro de Estudos Asiáticos do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais (DCSPT-UA). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Co-autor do livro “China, Football and Development: Socialism and Soft Power” (Routledge), com lançamento previsto para agosto de 2023. Autor dos livros “A história do futebol na União Soviética” (2018) e “Cotas de televisão do campeonato brasileiro: apartheid futebolístico e risco de espanholização” (2015).

Como se inscrever

As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante se inscrever antes para ter acesso aos materiais indicados pelo pesquisador para leitura prévia.

Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo Sigaa/Ufal. O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer a aula.

Curso de Extensão EPF

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos na Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal. Parte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.

Depois desta, ainda haverá uma última aula aberta, sobre “Resistência e democracia torcedoras”, com Irlan Simões, em 9 de maio.

Serviço

O quê? Aula aberta “Perspectivas críticas sobre softpower e sportwashing no futebol”

Quando: 5 de maio de 2023, a partir das 23h30 (GMT-3)

Carga horária: 4 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube e podcast Jogando Dados no Anchor.

Inscrições: até 5 de maio no site.