Nelson Motta estará na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Escritor, jornalista e produtor musical confirma participação no maior evento cultural e literário do estado em agosto
- Atualizado em
Escritor, jornalista, compositor, produtor musical, roteirista, teatrólogo e letrista brasileiro. Este é Nelson Motta, o mais novo nome confirmado na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Nascido em São Paulo, no ano de 1944, Motta coleciona marcas importantes na carreira, dentre elas a obra Vale Tudo, uma biografia do cantor Tim Maia, além do best-seller Noites Tropicais, que vendeu mais de 75 mil cópias. Seu nome está ligado diretamente a grandes nomes da música brasileira como Edu Lobo, Dorival Caymmi e Lulu Santos, além da produção de discos de Elis Regina e Marisa Monte.
Iniciou sua carreira como jornalista em 1964 e, poucos anos depois, iniciou participação em programas de televisão de gênero musical, como “A Grande Chance” e “Um Instante, Maestro”. Em 1968 ingressou na TV Globo onde participou de diversas atrações, dentre espaços em telejornais e trilhas sonoras de novelas, como “Véu de Noiva”, de Janete Clair. Foi responsável, também, pelo lançamento do “Som Brasil”, em 1970.
Mas ele também coleciona diversos títulos sob seu nome, tais como: 'O Piromaníaco' (1979), 'Noites Tropicais: Solos, Improvisos' e 'Memórias Musicais' (2000), Bandidos e Mocinhas' (2004); 'Fluminense: Vida, Paixão e Glória de uma Máquina de Jogar Bola' (2005). Também é autor de 'O Canto da Sereia' (2002), obra adaptada para a televisão por George Moura e Patrícia Andrade e exibida pela TV Globo em 2013.
Ainda na emissora, tem coluna no Jornal da Globo, desde 2008, onde fala sobre música, cultura e comportamento. Sua mais recente coluna trouxe detalhes sobre o retorno da banda AC/DC aos palcos depois de uma pausa de 7 anos. Veja aqui.
Sobre a Bienal
Com variada programação, que está sendo organizada pelas equipes da Ufal, via Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e Assessoria de Comunicação (Ascom), e correalização do Governo de Alagoas, por meio de suas secretarias, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também contará com patrocínio da Fundepes.
Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, a Bienal de Alagoas tem ainda apoio do Sebrae, Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.
Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.