HU promove campanha Julho Verde de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Dia mundial da conscientização e combate à doença é celebrado no próximo 27 de julho
- Atualizado em
Considerado o quinto tipo com maior incidência no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço atinge homens mulheres, causando cerca de 10 mil mortes a cada ano. Para alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas, ligado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entra na campanha Julho Verde, para marcar o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados, no Brasil, quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral, laringe, tireoide e pele melanoma.
São apontadas como principais causas da incidência destas doenças o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de filtro solar. “Das patologias mais frequentes, podemos citar os cânceres de tireoide, da cavidade oral e de pele. Todos esses passíveis de diagnóstico e tratamento precoce. Por isso, a importância de esclarecimento à população para a identificação de sinais e sintomas de alerta. Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer”, destacou Ana Carolina Pontes, cirurgiã de cabeça e pescoço do HU da Ufal.
Para receber tratamento no HU, os pacientes devem ser encaminhados via sistema de regulação. Para isso, precisam, primeiro, passar por uma avaliação na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. O ambulatório especializado no Hospital Universitário funciona às quartas-feiras, das 8h às 11h; às quintas-feiras, das 13h às 19h; e às sextas-feiras, das 8h às 11h.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.