Academia Alagoana de Educação estará na 10ª Bienal do Livro

Atividades como lançamento de livros e mesas-redondas serão realizadas no dia 17 de agosto

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em

A Academia Alagoana de Educação (Acale) também estará presente na programação do maior evento cultural e literário do estado, a Bienal. Com estande próprio, que será compartilhado com as demais academias de Alagoas, a Academia preparou uma programação variada com lançamento de três livros e uma mesa-redonda durante toda a quinta-feira, 17 de agosto. A entrada é franca.

A programação da Acale na Bienal 2023 terá início às 10h com o lançamento do livro “Escatologia 1: Escatologia numa perspectiva eminentemente cristã”, escrito pelo acadêmico Everaldo Rodrigues. Logo mais, a partir das 14h, será a vez de Enaura Quixabeira lançar o livro “Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira”. Ambos os lançamentos serão realizados no próprio estande.

Em seguida, a partir das 16h, a Acale preparou uma mesa-redonda com o tema Raízes do Povo Alagoano, que contará com as presenças dos professores Aparecida Batista, Zezito Araújo, docentes aposentados também pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de Douglas Apratto, do Centro Universitário Cesmac. A ação será mediada pela reitora honorária da Ufal, Delza Gitaí.

Ainda como parte da programação da Acale na Bienal, às 20h, no estande da Academia, será realizado o lançamento de mais um livro: “91: O Salmo da Proteção”, escrito por Gabriel Soares. Vale reforçar que toda a programação é aberta ao público, que não precisa pagar nada para entrar no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e acompanhar toda a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Para a presidente da Acale, Ana Dayse Dorea, é uma grande alegria participar da Bienal 2023. “Temos a honra de estar presentes como Academia Alagoana de Educação. Vamos estar junto às demais Academias neste que é um movimento literário belíssimo e muito forte. Acredito que será um momento não só de cultura e de literatura, mas de reencontro depois de tantos anos difíceis”, comentou.

Ela também reiterou seus desejos de sucesso, “Espero que a comunidade alagoana se faça presente como sempre fez. Fico muito feliz de estar presente junto com todos que fazem a Academia Alagoana de Educação. Meus parabéns à Ufal, à professora Sheila Maluf e os nossos agradecimentos ao governador Paulo Dantas que, de maneira muito forte, inseriu suas secretarias apoiando maciçamente a Bienal. Um viva à cultura alagoana”, concluiu.

Sobre a Acale

Constituída formalmente em março de 2017, a Academia Alagoana de Educação (Acale) é uma associação cultural sem fins lucrativos ou econômicos constituída por 40 cadeiras ocupadas por membros titulares, tendo, cada um delas, um patrono ou patrona que tenha sido educador(a), professor(a) ou estudioso(a) de fatos e problemas da educação no estado de Alagoas.

A Acale tem por finalidade os estudos e pesquisas, definição e interpretação dos fatos, fenômenos e problemas da educação e ensino na sua acepção geral, sendo, de sua competência como órgão de cooperação cultural, consultas, incentivos e promoções no campo educacional, com a finalidade de estudar, pesquisar, definir e interpretar fatos, fenômenos e problemas no âmbito da educação.

Saiba mais sobre o órgão aqui.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.