Inscrições para o Profnit encerram na próxima quinta-feira, dia 10

Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual oferece turmas em rede com quase 60 instituições

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

Encerram nesta quinta-feira (10), as inscrições para o edital do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Profnit é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em Rede Nacional.

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). É um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das instituições que funciona como Ponto Focal, com competência para gerir a vida acadêmica dos estudantes e emitir os diplomas dos mestres. O Profnit Ufal está sediado no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), tendo como coordenadora a professora Tatiane Balliano, e contando com a participação de docentes de várias unidades acadêmicas.

Nesta seleção, serão oferecidas cinco vagas para a Ufal, sendo reservadas duas vagas para negros (pretos e pardos); uma vaga para indígena; uma vaga para pessoa com deficiência e uma vaga para servidor da instituição. No total, são 443 vagas, sendo 270 abertas, 104 para ações afirmativas, 58 para servidores, além de nove vagas adicionais.

Para mais informações, consulte o edital.