Inscrições para o 2º Senagess prosseguem até 15 de setembro
O Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social tem como tema geral Sou uma mas não sou só
- Atualizado em
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Frida Kahlo, do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (FSSO/Ufal), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a segunda edição do Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social (Senagess) acontece de 8 a 10 de novembro. As inscrições vão até o dia 15 de setembro, com espaço para submissão de artigos. Durante o evento ocorrerão mesas temáticas, minicursos e atividades culturais.
O 2º Senagess terá como tema geral Sou uma mas não sou só, remetendo ao verso da música Povoada, de Sued Nunes. “Ela trouxe em sua música uma homenagem às trajetórias de mulheres negras ao longo da história. De Tereza de Benguela à Marielle Franco, de Elza Soares à Iza, de Carolina Maria de Jesus à Conceição Evaristo, as linhas que tecem as diversas histórias de resistência dessas mulheres, e as conectam através do tempo, são as bases que sustentam Povoada”, destaca a organizadora, professora Andrea Pacheco.
A mesa de abertura está marcada para o dia 8 de novembro, às 18h. Entre as presenças confirmadas está Rachel Gouveia, professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Ela é pós-doutora em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito, vinculada a linha de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Também está confirmada a participação de Cynthia Studart, professora do curso de Serviço Social do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e colaboradora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. Cynthia é líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Serviço Social e vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress 3ª região). Ela vai palestrar sobre o tema Estado, Políticas Sociais e Diversidade na Realidade Brasileira, e ministrar curso sobre Política de Drogas e Serviço Social.
Para mais informações, acesse aqui.