Edufal e Fapeal lançam novos livros para a sociedade alagoana

Obras fazem parte dos editais de fluxo contínuo e de publicação de teses e dissertações

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em

A parceria entre a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) segue rendendo frutos. Ou melhor, livros. Tanto que na segunda-feira (9), às 17h, serão lançadas quatro novas obras, sendo três delas a partir de parceria entre os dois órgãos a partir dos editais de fluxo contínuo e de publicação de teses e dissertações. O evento será realizado na sede da Edufal, situada no prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Serão lançados os livros Redes sociais digitais como locais de transparência administrativa: parâmetros de qualidade de uso, escrito por João Rodrigo Santos; Imagens-memória: arquitetura moderna de Maceió a partir das fotografias, de Tamires Cassella; e Integração dos países BRICS: um olhar geopolítico pelas coautorias de artigos científicos, de Marcos Prado.

Além dos três livros citados acima, também será lançado o livro: Crise estrutural do capital, serviço social e os reflexos da pandemia da covid-19, organizado por Angélica Bezerra e Daniella Tenório, como parte de edital lançado pela Edufal.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, aproveitou para convidar a sociedade para prestigiar o lançamento que, para ele, demostra o compromisso da Fundação e da Editora Universitária no fomento e na produção de livros acadêmicos e científicos em Alagoas.

“Essas três obras são mais uma etapa que se juntam ao lançamento, em dezembro, de mais um conjunto de outras obras, fechando os editais que a Fapeal lançou em parceria com a Edufal. A Fapeal e a Edufal têm o compromisso de fazer essas obras circularem para a sociedade dando sua contribuição à formação de jovens e também a contribuição de novos estudos em suas áreas de interesse”, declarou o gestor.

Já para o diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho, a parceria com a Fapeal se demonstra exitosa e tem se consolidado a cada novo certame. E neste mês, em especial, a Editora Universitária celebra suas quatro décadas de existência, ele classificou esse lançamento como um evento gratificante.

“São títulos que fortalecem o papel da Universidade junto aos programas de graduação e pós-graduação, fazem crescer a Ciência numa perspectiva de alcance de todos/as, ajudam a disseminar pesquisas de excelência, contribuindo com o pensamento crítico e também como uma forma de respostas frente aos problemas que nos cercam. Tem sido uma enorme satisfação contar com o apoio contínuo do professor Fábio Guedes, presidente da Fapeal, na realização dessas parcerias”, celebrou.

Pesquisa e produção intensas

Escrever um livro requer bastante trabalho e dedicação. São meses de pesquisa, leituras e todo o processo de pesquisa e de produção para que, ao final, ele se concretize. “Apesar dessa exaustão há prazer e expectativa em cada etapa, algo que impulsiona os ânimos e renova o encorajamento sequencial das fases de investigação”, contou Marcos Prado, um dos autores.

Ele, que estudou sobre os países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), destacou ainda que o livro chega à sociedade num momento oportuno pela notabilidade e repercussão do grupo a partir da recente ampliação dos seus membros com novos integrantes.

“Este livro evidencia o quanto os pesquisadores da Ufal também mantêm foco de estudos em questões das Relações Internacionais para compreender a dinâmica geopolítica da contemporaneidade. Logo, a Ufal se alinha às universidades brasileiras que têm pesquisadores dedicados a vislumbrar o papel do Brasil nas instâncias que influenciam desdobramentos à Ordem Mundial”, apontou Prado.

SERVIÇO

O quê: Lançamento de livros.

Quando: Segunda-feira, 9 de outubro.

Onde: Sede da Edufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Horário: 17h.