Exposição gratuita busca disseminar a consciência sobre a cultura oceânica

Mostra integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresentará acervo de invertebrados marinhos de Alagoas

Por Raphael von Sohsten - jornalista / Karla Paresque - fotógrafa
- Atualizado em

Em sintonia com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas, o Programa Cidadania Azul promove uma exposição educativa no Museu de História Natural (MHN), situado no bairro do Prado, nos dias 17 e 18 de outubro. A exposição estará aberta à visitação das 9h às 17h, com entrada gratuita.

A exposição busca disseminar a cultura oceânica e realçar o profundo impacto que o oceano exerce sobre nossas vidas e vice-versa. Sob o lema da "Cultura Oceânica" (Ocean Literacy, em inglês), este movimento propõe que o aprofundamento do nosso entendimento sobre os mistérios marinhos conduzirá a um maior respeito aos limites de sustentabilidade dos ecossistemas oceânicos e seus preciosos recursos.

Um dos pontos levantados pela mostra é a importância de fomentar mudanças significativas nos comportamentos individuais e coletivos, promovendo o conceito de cidadania oceânica. A cidadania oceânica refere-se à íntima ligação entre a vida cotidiana de cada cidadão e a proteção do meio ambiente marítimo e costeiro, estabelecendo um compromisso essencial com a preservação desses preciosos recursos naturais.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da ONU, está programado para os dois dias de exposição uma série de atividades multifacetadas que serão promovidas pelos diferentes setores do Museu de História Natural (MHN) com o propósito de esclarecer a vital importância dos oceanos na promoção da sustentabilidade global. Isso inclui enfatizar sua relação direta com diversos ODS. Os curadores das coleções científicas do Museu exibirão ao longo do dia representantes da fauna marinha de Alagoas e estarão disponíveis para conversar com os visitantes.

Além do MHN, participarão da iniciativa a Rede Escola Azul, o Projeto de Educação Ambiental Meros do Brasil, a animação "Mar à vista" (iniciativa de Educação Ambiental produzida com apoio do CNPq pelo Laboratório de Conservação no Século 21 – Lacos21), o Laboratório de Biologia Marinha e Conservação da UFAL e o Projeto Cultura Oceânica: de todos para todos da Ufal. Este último, apresentará painéis relacionados à promoção da Década do Oceano, acompanhados por experimentos práticos, demonstrados ao vivo, que podem ser replicados por professores em sala de aula e confeccionados com material acessível.

Através de uma abordagem interativa, o público terá a oportunidade de observar de perto organismos marinhos, sendo convidado a refletir sobre a influência do oceano na vida das pessoas e os impactos de nossas ações sobre ele.

"Nossa intenção é abordar aspectos da ciência básica de forma interativa e, principalmente, despertar no público a importância da conservação marinha para o desenvolvimento sustentável, incentivando ações que reduzam os impactos negativos nos ecossistemas marinhos", afirma Karla Paresque, coordenadora geral do Programa Cidadania Azul.

Além disso, a parte educativa oferecerá uma programação exclusiva para o público infanto-juvenil, com atividades lúdicas, incluindo jogos e oficinas realizadas em colaboração com o Instituto Biota.

Simultaneamente, no Museu, acontecerá a exposição "Museu de História Natural: Despertando a Consciência Ambiental" com foco no Desenvolvimento Sustentável, e na Sala da Meteorologia, serão exibidas imagens de satélite em tempo real.

Programa Cidadania Azul

A exposição faz parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas, organizada pelo Programa Cidadania Azul, com apoio do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O Programa agrega a comunidade acadêmica em torno da promoção da Cultura Oceânica no estado de Alagoas, buscando promover um currículo azul no ensino básico e inspirando a sociedade a se transformar em busca de um futuro sustentável.

O Programa Cidadania Azul continua com a programação nos dias 19 e 20 de outubro como parte da SINPETE 2023. Professores e futuros professores podem participar de palestras e minicursos sobre a Rede Escola Azul. Os visitantes terão a oportunidade de explorar a exposição "Invertebrados Marinhos promovendo a Cidadania Azul", onde poderão observar diversos animais marinhos. Visitas individuais não necessitam de agendamento, mas as inscrições para grupos estão encerradas.

Links para inscrições em minicurso e palestras:

Minicurso: Escola Azul: o que? Para que? Para quem? 

Palestra:  É lei em Maceió: professores devem abordar “O Oceano” em sala de aula. Estou preparado?

Palestra: Unidades Acadêmicas pelo Oceano: criando e fortalecendo parcerias na formação de professores para um Currículo Azul