Sinpete 2023 divulga programação variada e para todas os públicos

Inscrições para atividades científicas, culturais e palestras podem ser realizadas até esta sexta-feira (13)

Por Jacqueline Freire e Rose Ferreira - jornalista
- Atualizado em
Pré-Sinpete será realizado pelo Paespe e promete movimentar o Campus A.C. Simões
Pré-Sinpete será realizado pelo Paespe e promete movimentar o Campus A.C. Simões

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) terá início na próxima segunda-feira, 16 de outubro, com uma programação recheada de atividades científicas, que acontecem simultaneamente em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Até a próxima sexta-feira (13), é possível se inscrever nas atividades acadêmicas do evento que ocorrerão no Polo Maceió (sede do evento interinstitucional), nas quais os interessados podem se inscrever para participar, na condição de ouvintes. “Antes da Sinpete, teremos ainda um evento prévio, a ser realizado no dia 14 de outubro, próximo sábado, o qual dispensa inscrições para visitação individual: a Mostra de Profissões, uma iniciativa do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado [Paespe/Ufal], coordenado pelos professores Roberaldo Carvalho e Geyza Correia, do Centro de Tecnologias [Ctec]”, comenta Vera Pontes, coordenadora-geral da Sinpete na Ufal.

A programação completa pode ser acessada aqui. A abertura oficial da Sinpete acontece na segunda-feira (16), a partir das 9h, no Campus A.C. Simões, com transmissão simultânea para os demais pólos: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maragogi e Palmeira dos Índios. A conferência de abertura terá com tema “A ciência e a tecnologia no desenvolvimento de ecossistemas socioeducacionais inovadores e sustentáveis”, e será proferida pelo professor da Ufal e presidente da Fapeal, Fábio Guedes, no auditório da Reitoria, às 11h. Clique aqui para se inscrever para a conferência de abertura.

O evento conta com 32 oficinas, 18 minicursos, 16 palestras, cinco mesas-redondas, e duas manifestações culturais. Para se inscrever nessas atividades, é preciso acessar o link geral das atividades de Maceió: Maceió — Eventos (ufal.br) e acessar o link específico de cada categoria de atividade acadêmica: oficinas, minicursos, palestras e outras.

As oficinas são destinadas a estudantes e professores da Educação Básica e da Educação Superior, pesquisadores, empreendedores e população em geral. Já as manifestações culturais abrangem temas diversos fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e têm duração de uma hora. Para se inscrever, clique aqui.

Para participar das palestras, escolha o tema e clique aqui para inscrição. Os temas debatem áreas variadas, como “Tecnologia Verde - Inovação para conservação do Meio Ambiente”, “Tecnologia Assistiva para Inclusão de Pessoas com Deficiência", “Mais que Recompensas: Mergulhando no Universo da Gamificação Integrada ao Ensino", “Acessibilidade nos Livros Didáticos: a experiência da Ufal na garantia do PNLD acessível”, “Segurança Cibernética”, e “Promover educação, produzir ciência e tecnologia e cuidar dos ecossistemas: o desenvolvimento sustentável como uma responsabilidade de todas/os”.

Sobre a Sinpete

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar de popularização e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com a importante parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal.

As atividades serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem este como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. A SNCT é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A primeira edição da Sinpete foi realizada em outubro de 2022, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Ufal, e contou com a parceria das secretarias de educação de Maceió, de Barra de São Miguel e de Murici, envolvendo diretamente 667 estudantes, professores e 12 escolas de Ensino Fundamental e Médio desses municípios.

Mais informações no site e no instagram @sinpete.2023.