Ufal realiza evento gratuito sobre saúde única em Alagoas
Atividade acontece no Centro de Inovação em Jaraguá, nos dias 16 e 17 de novembro
- Atualizado em
Esta é a primeira edição do “Semeando Saúde Única em Alagoas”, uma atividade do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal) com o objetivo de reconhecer e divulgar o conceito de Saúde Única no estado de Alagoas. A participação é gratuita e as inscrições são feitas diretamente no site do evento.
As atividades começam ás 8h da manhã da quinta-feira (16) com a solenidade de abertura e a palestra “O que é e o que não é Saúde Única?”. Em seguida, duas mesas-redondas discutem a Esquistossomose em Alagoas e a Esporotricose. O dia termina com as palestras “Vírus emergentes, pandemias e endemias” e “A extensão universitária como instrumento de divulgação científica na Saúde Única”.
Na sexta (17), os participantes acompanham discussões sobre pesquisa e pós-graduação em saúde única, controle de animais errantes em centros urbanos, segurança alimentar, poluição e experiências em saúde única.
Toda a programação será realizada no Centro de Inovação do Jaraguá. A ideia é destacar que a integração de profissionais de diferentes áreas do conhecimento é fundamental para ultrapassar a barreira que separa estas áreas e permitir que os conhecimentos/ferramentas/abordagens gerados em uma área acelerem o progresso de outra e resultem em respostas mais eficientes para a promoção da saúde global.
Saúde Única
Saúde Única trata-se de uma iniciativa global que reflete a relação indissociável que existe entre a saúde animal, das plantas, humana e ambiental. "Para atingi-la é fundamental uma abordagem transdisciplinar que resulte em ações para garantia da segurança alimentar, redução dos riscos de zoonoses e da contaminação ambiental, bem como, eliminação de outras ameaças à saúde na interface homem-animal-planta-ecossistema", explica o professor Muller Ribeiro, coordenador da ação.
Mais informações no perfil @ssua.2023.