Estrutura da Ufal é usada para treinar atletas medalhistas de Campeonato
Maisa Silva, de Coruripe, e Jonathan Vinícius, de Maceió, conquistaram medalhas de ouro em suas respectivas modalidades
- Atualizado em
Maisa Silva, de Coruripe, e Jonathan Vinícius, de Maceió, são estudantes que conquistaram medalhas de ouro em suas respectivas modalidades, nas categorias 12 a 14 anos, no Campeonato Brasileiro Escolar, ocorrido em Brasília, no último fim de semana. Eles treinam na pista de atletismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o apoio do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), fazendo história para o estado de Alagoas.
A primeira estrela em ascensão, Maisa Silva, de apenas 14 anos, provou ser uma atleta notável ao conquistar o ouro no Pentatlo, uma das competições mais desafiadoras que exigem habilidades excepcionais em corrida, arremesso e salto. Além de se sagrar campeã brasileira, Maisa garantiu uma vaga cobiçada para representar o Brasil no Campeonato Sul-americano Escolar, que acontecerá nos dias 3 a 5 de dezembro, no Chile. Uma realização notável para uma jovem atleta, essa conquista estava fora do alcance de Alagoas por 17 anos, tornando-a ainda mais especial para o estado.
A treinadora de Maisa, Bruna Farias, atleta olímpica que competiu nos Jogos do Rio em 2016 e Tóquio em 2021, também usa a instrutura da Ufal, e segue agora para sua terceira olimpíada seguida, desempenhando um papel crucial em orientar Maisa para o sucesso. Sua experiência e orientação têm sido uma fonte inestimável de inspiração para a jovem campeã.
Ao lado da jovem, Jonathan Vinícius, também de 14 anos, de Maceió, que também se classificou para o Sula americano no Chile, deixou sua marca na competição ao conquistar o ouro no salto em distância, com um impressionante salto de 6,23 metros. Este feito o tornou o primeiro alagoano na história a alcançar tal conquista no Campeonato Brasileiro Escolar.
Maisa competiu com determinação, vencendo todas as cinco provas do Pentatlo, que é composto das seguintes provas: 80 metros com barreira, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 600 metros rasos. Parabéns aos atletas que vão integrar a seleção brasileira!