Estudantes criam oficina para ensinar ODS com jogos de tabuleiro
Atividade aconteceu durante a Sinpete 2023
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Durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), a professora Claudia de Oliveira Lozada do Instituto de Matemática com sua equipe de monitores, os licenciandos em Matemática Edson, Gabriel e Valbeane, ministraram uma oficina para alunos da Educação Básica para ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de jogos de tabuleiro.
Foram adaptados dois jogos de tabuleiro considerando o uso por alunos neurotípicos e neurodivergentes com o escopo de melhorar aspectos cognitivos, de comunicação e interação social, além da aprendizagem do conteúdo dos ODS.
O material utilizado para a confecção dos jogos é acessível e os jogos foram testados no Instituto de Matemática. “O jogo sobre ODS 11 era voltado para alunos dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio e consistia em coleta seletiva de resíduos nas áreas urbanas, sendo voltado para a compreensão de conceitos que envolvem o ODS 11, a conscientização ambiental e sustentabilidade auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégias, visão espacial e coordenação motora”, explica a professora.
O outro jogo sobre os 17 ODS foi voltado para os anos iniciais do Fundamental e trouxe diversas situações envolvendo os ODS visando conscientizar os alunos acerca da importância da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável do planeta, auxiliando na aprendizagem dos conceitos, no desenvolvimento da atenção e coordenação motora.
A oficina recebeu alunos com Transtorno do Especto Autista (TEA) e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDHA) que executaram os jogos que contribuíram significamente para a interação social, comunicação, foco e atenção dos alunos, além de aspectos relacionados à aprendizagem, sendo que após a finalização dos jogos, explanaram sobre o que aprenderam, manifestando também que a experiência com os jogos foi bastante interessante e divertida.
A professora Claudia desenvolve pesquisas na área de Matemática Inclusiva com foco em recursos didáticos que auxiliem no desenvolvimento intelectual e social dos alunos com deficiência.