Evento vai celebrar 20 anos de criação da Pós-graduação em Sociologia

Vice-reitora da USP, Maria Arminda, fará palestra de abertura no dia 21 de novembro

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em

Duas décadas pra celebrar compartilhando conhecimentos. O Programa de Pós-graduação em Sociologia da Ufal (PPGS) vai comemorar seus 20 anos com uma programação científica nos dias 21 e 22 de novembro. Além da participação de professores, estudantes e egressos, a grande convidada do evento será a vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Arminda do Nascimento Arruda.

A doutora em sociologia fará a palestra de abertura no dia 21, a partir das 14h, no auditório da Reitoria, e vai falar sobre a expansão nacional da pós-graduação na área nos últimos 20 anos. Maria Arminda é Pesquisadora de Produtividade do CNPQ, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), autora de vários livros e vencedora de diversas premiações e honrarias, como o Prêmio Jabuti (2002).

À noite a programação segue com a mesa-redonda intitulada A criação e institucionalização do PPGS-Ufal: os desafios da avaliação e da qualidade dos programas de pós-graduação em Alagoas. O debate mediado pelo professor Fernando Rodrigues será realizado no auditório Paulo Décio, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), a partir das 19h, e contará com a participação dos professores Ruth Vasconcellos, Arim Soares do Bem, Wendell Ficher e Walter Matias.

Já no segundo dia do evento, no mesmo auditório do ICS a programação começa às 14h. A mesa sobre formação acadêmica, trajetórias e impactos científicos do PPGS terá como debatedora a professora Luciléia Colombo e participação de Elaine Pimentel e colaboradores externos como Sérgio Coutinho (Cesmac), o produtor audiovisual da BRK, Felipe Guimarães e Carlos Alexandro Souza (Ifal).

Logo em seguida o debate vai ser em torno das interfaces entre a pesquisa científica e as políticas públicas, com os professores João Bittencourt, Fernando Rodrigues, João Vicente e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes.

Para encerrar a programação o professor Elder Maia, coordenador do evento, estará na mesa-redonda que vai abordar o mercado de trabalho e as oportunidades profissionais. O debate guiado por Welkson Pires terá participação de Cristiano Bodart e Lúcio Verçosa.

“Essa é uma oportunidade ímpar para a sociedade alagoana que, festejando o passado pode abrir novos horizontes na reflexão sociopolítica sobre os problemas que acometem o Estado. O PPGS/Ufal tem nos recentes anos produzido um grande leque de pesquisas que auxiliam na compreensão de problemas sociais e podem contribuir na formulação de políticas públicas de enfrentamento às desigualdade. O evento será um momento de partilhar o que tem sido produzido e, ao mesmo tempo, lançar novas sementes”, destacou o coordenador do PPGS, Wendell Ficher.

Histórico de conquistas

Fundado num momento em que ainda haviam poucos cursos de pós-graduação stricto senso na Ufal, especialmente na área de Humanidades, o professor Elder Maia destaca que a chegada do Programa foi importante para três eixos diferentes:

“O primeiro, a consolidação da pós-graduação em Alagoas numa área específica das ciências sociais, a sociologia; segundo, a formação de professores, muitos se formaram conosco e seguiram para o doutorado em outras instituições, e muitos também se tornaram pesquisadores; e o terceiro aspecto é que contribuímos diretamente para a formação de pesquisadores das ciências sociais egressos da graduação na área, tanto do bacharelado quanto da licenciatura”, disse.

Maia lembra que a última década foi marcada por grandes transformações no Programa. Uma delas foi a renovação do quadro docente que, muito atuante, elevou os índices de qualidade e produtividade, levando o PPGS a conquistar nota 4 na avaliação da Capes com perspectivas de novas oportunidades.

“Hoje tem nota 4 com um viés claro de subir no próximo quadriênio alcançando, assim, a nota 5. Nos últimos anos nós submetemos ao crivo da Capes o projeto de criação de um doutorado junto à APCN [Aplicativo para Propostas de Cursos Novos], inclusive, ele está sendo avaliado agora e é possível que poderemos vir a ter um doutorado em Sociologia, que seria outra conquista extraordinária”, adiantou o professor.

Ele ressaltou também que a inauguração do prédio próprio do ICS, em 2018, e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) no financiamento de bolsas estudantis foram outros dois fatores que contribuíram para a consolidação do Programa. Com mais infraestrutura e fomento à pesquisa, o PPGS consegue cumprir seu papel de criar as condições para o estudo e o desenvolvimento da investigação sociológica tendo em vista a formação de recursos humanos de alta qualificação. É o retorno para a sociedade.

“Nos últimos 10 anos houve um impacto muito significativo e substancial para elaboração, formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas no estado de Alagoas com interface com as ciências sociais, nas áreas de saúde, meio ambiente, proteção à infância, educação, economia criativa, enfim, o nosso mestrado também tem essa missão de estabelecer parcerias com os governos Federal, estaduais e municipais. Portanto, tem uma contribuição decisiva para melhorar os indicadores, para gerar conhecimento, gerar dados para elaboração e formulação das políticas públicas em Alagoas, fazendo com que, por exemplo, alguns indicadores e algumas políticas tenham eficácia e efetividade na vida das pessoas, das comunidades e das instituições”, finalizou Elder.