Ufal e Sociedade entrevista Islaine Eli, estudante de Química da Ufal

Ela foi destaque no Congresso Brasileiro de Química, com o primeiro lugar em trabalhos de Iniciação Científica

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

A estudante Islaine Eli, da licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será a entrevistada do programa Ufal e Sociedade na Rádio Ufal, na segunda-feira (10), a partir de 11h. Ela conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos selecionados para apresentação oral de pôsteres, durante o 62º Congresso Brasileiro de Química, organizado pela Associação Brasileira de Química, de 31 de outubro a 3 de novembro deste ano, em Natal (RN).

Sob a orientação da professora Cintya Barbosa, do Laboratório de Materiais Luminescentes e Estudos Ambientais (LumiAm), e em parceria com o Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (LINQA), coordenado pelo professor Josué Carinhanha, Islaine desenvolveu o trabalho intitulado Nanocompósitos fluorescentes à base de resina melamínica e Carbon Dots derivados de ácido cítrico e moléculas nitrogenadas para revelação de impressões digitais latentes.

O trabalho destaca-se pelo desenvolvimento de um pó fluorescente inovador para utilização na papiloscopia forense, integrando materiais sintetizados no laboratório da Ufal, como resina à base de melamina e Carbon Dots. Este projeto resultou na produção de nanomateriais versáteis, de baixo custo e alta aplicabilidade, destinados à revelação de impressões digitais em diferentes superfícies em cenas de crime.

Pela relevância científica, o trabalho de Islaine Eli foi reconhecido no Congresso Brasileiro de Química, onde ela alcançou a primeira colocação entre os 10 melhores trabalhos de Iniciação Científica apresentados oralmente perante uma banca avaliadora composta por professores de diversas universidades do Brasil. No programa Ufal e Sociedade, Islaine fala sobre a trajetória na Iniciação Científica e a importância das referências das pesquisadoras que a inspiraram e orientaram nesse projeto.