Ufal abre inscrições para curso de mestrado em Economia

São 12 vagas ofertadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Economia com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 12 vagas ofertadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 19 de janeiro de 2024.

De acordo com o edital, podem participar do processo seletivo todos aqueles portadores de diploma de graduação emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes também podem se inscrever, mas deverão entregar junto aos documentos de inscrição uma declaração de que é concluinte, emitida pela coordenação do seu curso.

Toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra na página 3 do edital disponível em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

Das 12 vagas ofertadas, duas serão destinadas aos candidatos negros (pretos ou pardos), uma para candidatos indígenas, uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais ou travestis), refugiados e assentados, uma para Pessoas com Deficiência (PcD) conforme a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni) e uma para servidores da Ufal. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema de vagas gerais.

Já o processo de seleção terá três etapas, são elas: análise de pré-projeto, com peso 4.0; entrevista sobre o pré-projeto elaborado pelos candidatos e domínio teórico, também com peso 4.0 e análise do curriculum lattes, com peso 2.0. De acordo com o edital, todas as etapas terão caráter classificatório e eliminatório e para obter aprovação os candidatos que concorrem na ampla concorrência devem ter média 6.0; àqueles que concorrem ao sistema de cotas, a média de corte será 5.0.

Vale reforçar que aqueles que concorrem às vagas gerais e às de cotas são obrigados a cumprir todas as etapas do processo seletivo.

Informações adicionais

O edital reforça ainda que a proficiência em língua estrangeira é um requisito para obtenção do diploma de mestrado em Economia. Ao longo do primeiro ano do curso, até 12 meses a contar de seu ingresso, o candidato deverá apresentar certificado de proficiência em inglês, espanhol ou francês. A não apresentação desta certificação no período mencionado acarretará no desligamento do programa. As provas serão elaboradas pela Faculdade de Letras (Fale) e os alunos serão informados do local, data e horário das provas.

O resultado final deve ser divulgado em 8 de março de 2024 e as aulas têm início previsto para o dia 18 do mesmo mês. As aulas serão ministradas no prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), situada no Campus A.C. Simões, em Maceió, preferencialmente no turno vespertino, contudo, podendo existir disciplina ofertada no período noturno. Conheça mais sobre o Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) aqui.

Para saber mais sobre a seleção com ingresso em 2024.1 confira o edital em anexo. Você também pode escrever para: ppge@feac.ufal.br ou entrar em contato pelo telefone: (82) 3214-1228.