Ufal e Sociedade desta segunda (25) fala sobre a Escola da Terra
Entrevista com a professora Ana Vergne, do Centro de Educação (Cedu)
- Atualizado em
O projeto Escola da Terra - Aperfeiçoamento foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em sessão ordinária realizada no início deste mês de dezembro. A professora Ana Vergne, que apresentou o projeto, em entrevista ao programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, fala sobre os objetivos deste trabalho. A entrevista será veiculada a partir de segunda-feira (25), às 11h.
A Escola da Terra visa a capacitação de professores das escolas públicas em áreas rurais, onde as salas de aula muitas vezes ainda são multisseriadas, ou seja, estudantes de faixas etárias diferentes, cursando diversas etapas do ensino fundamental, na mesma turma, exigindo dos professores que sejam capazes de lidar com abordagens de ensino e aprendizagem adaptadas para cada situação.
Como dizem os educadores na apresentação do projeto, “somos, no entanto, desafiados, cotidianamente, a ampliar e aprofundar nossa atuação nesse campo, especialmente porque o contexto alagoano impõe que assumamos, cada vez mais, o compromisso com a construção de um projeto de sociedade e de educação que trave a luta em defesa da justiça social e emancipação humana”.
É sobre esse desafio, assumido pelos educadores da Ufal, que a professora Ana Vergne fala na entrevista. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) colabora institucionalmente e com participação em fóruns de educadores, para a qualidade da Educação no campo. O projeto Escola da Terra faz parte do Programa Nacional de Educação no Campo, do Ministério da Educação (MEC).
Assista e compartilhe o programa Ufal e Sociedade.