Ufal participa do Encontro da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras

Evento discutiu, em três dias, o ensino de línguas estrangeiras e desafios da internacionalização com debates, palestras e mesas-redondas

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em
Docentes com Denise Abreu
Docentes com Denise Abreu

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou do Encontro Nacional da Rede Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – Idiomas sem Fronteiras (IsF). O evento, realizado entre 29 de novembro e 1º de dezembro, teve a participação do coordenador administrativo do IsF na Ufal, Sérgio Ifa, e das docentes Eliane Oliveira, coordenadora pedagógica de Português como Língua Estrangeira/Adicional e Christiane Agra e Rosycleia Dantas, coordenadoras pedagógicas de Língua Inglesa.

A programação contou com palestras e oficinas sobre a atuação da Rede Andifes IsF e do processo de internacionalização, visando fomentar novas ações e a ampliação do trabalho realizado desde a implementação da Rede IsF em 2019. “Fomos convidados pela coordenação geral do IsF, a professora Denise Abreu e Lima, mas nosso coordenador, o professor Sérgio Ifa, participou em todos os encontros desde o início do IsF em 2014, pois já fazia parte da gênese, o Inglês sem Fronteiras”, contou Eliane Oliveira.

Segundo ela, foram momentos de troca de prática e de análise das ações já realizadas. “As ações desenvolvidas no âmbito do IsF têm oportunizado a formação e a capacitação de docentes, discentes e técnicos da Ufal em idiomas como o Inglês, Espanhol e Francês, além de oportunizar cursos de Português para estrangeiros da comunidade acadêmica. Temos formado muitos estudantes e alguns deles têm, inclusive, tido a oportunidade de ir para outros países por terem vivido essa experiência”, celebrou.

Eliane Oliveira disse ainda que foi possível mostrar o que o Núcleo de Línguas da Ufal vem desenvolvendo. “Apresentar o que está sendo realizado durante o encontro serviu para fomentar ainda mais as ações, uma vez que nossas boas práticas foram disseminadas. Além disso, conhecemos as realizações de outras Instituições, numa partilha salutar para todos”, disse a professora, complementando que trouxeram, do evento, muitas ideias e propostas para fortalecer ainda mais o ensino de línguas na Ufal.

“Além de ampliar as discussões referentes à importância da proficiência linguística, voltamos cheios de ideias de ampliação do oferta por meio da inserção de novos cursos nos catálogos; propostas didático-pedagógicas para a formação dos professores e das professoras que atuam no IsF. Acredito que a participação no Encontro fortaleceu vínculos e ampliou redes da Ufal, sendo esses fatores fundamentais quando se pensa em internacionalização”, destacou Eliane.

Ainda segundo a docente, apresentar a grandiosidade do Inglês sem Fronteiras também favorece a formação inicial e continuada dos profissionais de línguas estrangeiras. “Pois compreende atividades metodológicas como preparação de material didático, preparação de cursos, monitorias, além da regência em sala de aula é uma forma de mostrar nossa força e firmar a importância crucial dos cursos de Letras para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior”, salientou Eliane Oliveira.

Participações no evento

Além dos docentes da Ufal e de outras instituições, o evento também teve as participações da coordenadora nacional da Rede Andifes IsF, professora Denise Abreu e Lima (UFSCar), da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, da coordenadora de assuntos internacionais da SESu, Jaqueline Schultz.

E mais: o Encontro contou com o diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Oppermann, do vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, da coordenadora do Colégio de Gestores de Relações Internacionais da Andifes (CGRIFES), Renata Bieleman, e do vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), Waldenor Moraes.

Em sua fala, a secretária Denise Carvalho reforçou a importância da proficiência em línguas estrangeiras para a internacionalização da educação superior. “A Secretaria de Educação Superior reconhece o papel fundamental da Andifes no apoio institucional ao Idiomas sem Fronteiras nestes últimos 4 anos, possibilitando sua continuidade. Estamos num momento de reconstrução das políticas e vamos fortalecer o Programa, pois ele faz parte das prioridades relacionadas ao desenvolvimento da educação superior”, afirmou.

Leia mais sobre o evento aqui.

Sobre o Programa

O Inglês sem Fronteiras foi criado em 2012 pela portaria MEC nº 1.466/2012, mas foi em 2014 que ele passou a fazer parte do Programa IsF, abrindo o leque para outros idiomas além do Inglês e tornando-se uma iniciativa que auxilia no processo de internacionalização e no desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras.

Já a Rede Andifes IsF surgiu em 2019 com o objetivo de consolidar as ações desenvolvidas pelo Programa IsF no Ministério da Educação, com a intenção de que as comunidades acadêmicas ainda pudessem ter acesso à oferta de línguas estrangeiras para o processo de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Os cursos são ofertados de maneira on-line e síncronos, o que permite às comunidades acadêmicas acessarem os idiomas, independente de terem cursos de Letras ou não. Atualmente, existem 55 instituições credenciadas, 281 especialistas e 7 idiomas.