Ufal abre inscrições para curso de extensão sobre trabalho cultural e artístico
Iniciativa será realizada de 6 de fevereiro a 19 de março com aulas on-line
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Estão abertas as inscrições para curso de extensão Trabalho Cultural e Artístico, uma iniciativa do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/Ufal/CNPq), vinculado ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e acompanhar as aulas on-line pelo canal do YouTube do projeto Jogando Dados entre os dias 6 de fevereiro e 19 de março.
Segundo o professor Anderson Gomes, responsável pelo curso e vice-líder do Cepcom, as mudanças sobre trabalho representam uma marca da reestruturação da acumulação no modo de produção capitalista da década de 1970. Ele elenca alguns motivos que podem ter contribuído para tal situação, ao apontar, inclusive, o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
“À diminuição de direitos trabalhistas, com flexibilização no pagamento da força de trabalho e maior ataque às formas de organização coletiva, juntou-se a expansão do capital em áreas como a cultura e a arte. Isso se dá com o avanço das TDICs com a Internet representando espaço importante, ainda que contraditório, para a difusão cultural”, explicou o professor.
Assim, os participantes do curso terão a oportunidade de acompanhar aulas com temas dos mais variados e convidados de diversas instituições do país. “Eles vão trazer desde discussões teóricas sobre o trabalho artístico e cultural na perspectiva da Crítica da Economia Política até a sua análise a partir de atividades específicas, como as da música e em agências de comunicação; de jornalistas e atletas profissionais de futebol; e como o público que é fã do que é produzido se coloca neste cenário”, complementou Anderson.
Dinâmica do curso
O curso de extensão contará com seis aulas sempre nas noites de terça-feira, exceto pela segunda aula. Para tanto, tem como público-alvo os estudantes já matriculados na disciplina eletiva de Economia Política da Comunicação do curso de Economia da Unidade de Santana do Ipanema e demais estudantes da instituição.
“A avaliação se dará pela leitura e comentários dos textos indicados e durante as aulas. Espera-se contar com pesquisadoras e pesquisadores de Economia, Sociologia, Comunicação, Artes e Cultura e de outras áreas como trabalhadoras e trabalhadores que atuam a partir da arte e da cultura”, disse Anderson Gomes.
Cabe reforçar ainda que, além da Unidade de Santana do Ipanema, a atividade tem como parceira o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). E além da transmissão ao vivo pelo YouTube, as aulas ficarão disponíveis no podcast Jogando Dados.
Programação do curso
A seguir, veja como será a programação das aulas do curso:
06/02, 19h30 – Trabalho artístico: produtivo ou improdutivo?, com Ruy S. Lopes, da Universidade de São Paulo (USP);
22/02, 19h30 – Trabalhadores da música: intermediação de conteúdo e o debate em torno do empreendedorismo cultural, com Verlane A. Santos, da Universidade Federal do Sergipe (UFS);
28/02, 19h30 – A subsunção do trabalho intelectual nas agências de comunicação, com Manoel Bastos e Rodolfo Londero, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL);
05/03, 19h30 – Trabalho intelectual dos jornalistas: precarização x trabalho libertador, com Carlos Figueiredo, da Universidade Federal do Sergipe (UFS);
12/03, 19h30 – Relações de trabalho entre jogadores e clubes no futebol, com Marcelo R. Teixeira, da Universidade de Brasília (UnB);
19/03, 19h30 – O lugar do fã na Indústria Cultural, com Aianne Amado, da Universidade Federal do Sergipe (UFS).