Novo Ensino Suplementar da Ufal inaugura ano letivo com grande evento em Alagoas

Iniciativa inovadora do Instituto de Matemática promove cerimônia de abertura e aula inaugural, destacando a excelência em Matemática e Computação

Por Iara Melo - jornalista
- Atualizado em
 | nothing

O Novo Ensino Suplementar (NES), uma iniciativa inovadora do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dará o pontapé inicial no ano letivo com uma cerimônia de abertura e aula inaugural no dia 7 de março. O evento começa às 15h, no auditório da pós-graduação do IM, no Campus A.C. Simões, e será um marco para a educação no estado.

Sob a coordenação do professor Krerley Oliveira, o evento reunirá representantes públicos, comunidade acadêmica, investidores, novos e antigos alunos do projeto. Segundo o coordenador-geral, este ano foi possível aumentar a representatividade no projeto devido a diversidade de alunos inscritos: “Tivemos aplicações em 26 estados da federação e selecionamos 75 alunos de 21 estados no total. Foram mais de 100 municípios com aplicações. E isso somente de alunos do 9º [do fundamental] e do 1º ano do ensino médio. Demonstrando que há um grande interesse dos alunos por um ensino profundo em matemática e computação.”, afirmou o professor Krerley.

O curso é voltado para estudantes que se destacam em olimpíadas e competições da área de exatas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Após serem selecionados, os estudantes têm a oportunidade de cursar uma grade especial, focada nessas áreas, no contra turno de suas escolas. Ao todo são seis módulos, dispostos em um período de três anos. Neste evento especial será celebrada também a dedicação dos alunos que conseguiram concluir o curso no ano de 2023, onde acontecerá um momento de reconhecimento e entrega de certificados de conclusão.

Sobre o NES

O NES surgiu em 2022 e tem se tornado um centro de excelência para Matemática e Computação, com a missão de formar alunos do ensino médio e preparar esses talentos nas áreas de exatas, com foco em matemática, inteligência artificial e ciência de dados, para que continuem suas jornadas acadêmicas nas melhores universidades do Brasil e do mundo.

Atualmente o NES possui como principais investidores a fintech brasileira Stone e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), contando também com doações de pessoas físicas e jurídicas para financiar bolsas de estudo para os alunos, cobrindo estadia, transporte, alimentação, internet e outros custos escolares, como materiais didáticos.

No ano de 2023, o projeto atraiu mais de 240 candidaturas de estudantes provenientes de 38 municípios de Alagoas e de outras regiões do Brasil. Dessas candidaturas, 57 estudantes de escolas públicas e privadas foram escolhidos, possuindo juntos mais de 204 prêmios em competições acadêmicas a nível regional e nacional, e representando mais de 20 diferentes municípios.

Serviço:

O quê: Cerimônia de abertura do ano letivo de 2024 e aula inaugural do NES da Ufal

Quando: 7 de março, das 15h às 18h

Local: Instituto de Matemática - Auditório da pós-graduação, no Campus A.C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL