Primeira especialização da Unidade de Santana do Ipanema abre inscrições
São 25 vagas e os interessados têm até 19 de fevereiro para se inscrever no curso sobre Economia e Políticas Públicas do Semiárido
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, informa que estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Economia e Políticas Públicas do Semiárido. São 25 vagas e os interessados têm até 19 de fevereiro para realizar inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) nesta que é a primeira pós-graduação da Unidade de Santana do Ipanema, ligada ao Campus do Sertão.
“O curso parte do objetivo de complementar a formação de nível superior, especialmente de egressos de cursos da área de gestão, tais como: Economia, Contabilidade, Administração e Administração Pública e áreas afins para atuação profissional no semiárido nordestino, tanto na gestão pública quanto em empresas privadas [próprias, rurais, MEIs ou enquanto trabalhador] e instituições do terceiro setor”, explicou Anderson Santos, um dos coordenadores do curso.
Processo seletivo
De acordo com o edital, disponível em anexo no final desta página, as vagas para o curso serão distribuídas da seguinte maneira: nove para ampla concorrência; cinco para negros (pretos ou pardos); três para indígenas; três para Pessoas com Deficiência (PcDs); três para trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados e assentados e outras duas para servidores da Ufal, conforme a resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni).
Concluintes do último semestre dos cursos especificados, que integram instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) também poderão se inscrever, no entanto, se forem selecionados, só poderão ser matriculados se efetivamente tiverem concluído o curso de graduação com a Certidão de Conclusão de Curso constando que colaram grau.
Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista no item 6 do edital – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição e não serão aceitos documentos impressos e também não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.
Informações adicionais
Ainda de acordo com o professor Anderson, uma apresentação especial sobre o curso de especialização está programada para o dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, no miniauditório da Unidade de Santana do Ipanema. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre o edital e também haverá oportunidade para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo e também sobre o novo curso lato sensu da Ufal.
A seleção contará com a análise da carta de intenções e análise do currículo e o resultado final será divulgado em 19 de março. A matrícula será feita já na semana seguinte, de 25 a 28 do mesmo mês, e o curso tem início programado para o dia 26 de abril, com aulas nas noites de sexta e aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, com docentes de Santana e dos campi A.C. Simões, em Maceió, e Arapiraca.
Acesse o edital em anexo e saiba mais detalhes. Além do edital, você também pode sanar dúvidas escrevendo para: anderson.gomes@santana.ufal.br.