Ufal e Sociedade aborda o Uso Medicinal do Canabidiol, confira na Rádio Ufal
A professora Eliane Campesatto, coordenadora do grupo de pesquisa em Farmacoterapia das doenças crônicas, é a entrevistada desta edição
- Atualizado em
O uso medicinal do canabidiol tem emergido como uma alternativa promissora no tratamento de diversas condições médicas no Brasil. Mas as pesquisas médico-farmacológicas da substância ainda esbarram em muito preconceito e desinformação.
Visando esclarecer a comunidade escolar, a professora Eliane Campesatto desenvolveu, ano passado, um projeto de Extensão intitulado: Mitos e Verdades sobre a Cannabis: explorando os aspectos médicos, científicos e sociais. Na entrevista que concedeu ao programa Ufal e Sociedade, ela fala sobre as impressões deste projeto, que pretende reeditar em 2024.
O canabidiol é um dos compostos encontrados na planta de cannabis. A professora Elaine Campesatto narra como o preconceito relacionado ao uso da maconha, dificulta o debate sobre as propriedades terapêuticas, que já são largamente comprovadas em estudos, para algumas doenças crônicas.
A regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a importação e a prescrição do medicamento contendo a substância possibilitou o uso medicinal do canabidiol, mas os preços ainda são inacessíveis para muitos pacientes. alguns estados brasileiros já estão estabelecendo legalmente a inclusão do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas e outras informações podem ser conferidas no programa Ufal e Sociedade, que vai ao ar a partir de segunda-feira, 26 de fevereiro, às 11h.