Ufal e Sociedade apresenta um panorama da atividade turística em Alagoas

Episódio terá uma entrevista com o professor Lindemberg Araújo, coordenador do Laboratório de Território, Turismo e Desenvolvimento

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

O programa Ufal e Sociedade apresenta, na próxima edição, veiculada de 5 a 9 de fevereiro, uma conversa com o professor Lindemberg Medeiros de Araújo, coordenador do Laboratório de Território, Turismo e Desenvolvimento. O programa é veiculado na Rádio Ufal às 11h e 17h. 

Lindemberg é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fez mestrado na Universidade de Salford, na Inglaterra; doutorado em Turismo na Universidade Sheffield Hallam (Inglaterra); e pós-doutorado no Instituto Griffith de Turismo, na Austrália.  

Desde a década de 1990 a pesquisa dele é voltada para os impactos da atividade turística no meio ambiente, principalmente nas zonas costeiras de Alagoas, com particular atenção para a Costa dos Corais, que é uma Área de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio ) entre os municípios de Maceió (AL) e Tamandaré (PE). 

Durante a entrevista, o professor Lindemberg fala sobre questões como a importância de um planejamento participativo, envolvendo pesquisadores, sociedade civil e autoridades públicas para alcançar um turismo sustentável, ou seja, que ofereça uma experiência enriquecedora a quem visita a região, sem danificar ou poluir as belezas naturais da litoral alagoano e de outras regiões bastante visitadas, como o cânion do Rio São Francisco, no sertão. 

Com as informações e avaliações coletadas ao longo de mais de três décadas de pesquisa, Lindemberg alerta para os conflitos na rota ecológica, com a construção de grandes empreendimentos turísticos que promovem uma privatização das praias e impedem o acesso à população local e aos pescadores. 

Ele alerta também para a necessidade de investimentos públicos no saneamento básico, evitando o despejo de esgotos nos rios, lagoas e nas praias. “Em todos os lugares do mundo que eu acompanhei, a busca de soluções coletivas para os problemas causados pela atividade econômica possibilitou encontrar soluções que atendam a todos os setores e preserve a natureza”, ressaltou Lindemberg. 

Ouça e compartilhe o programa Ufal e Sociedade na Rádio Ufal